sábado, 25 de novembro de 2006

Alerta laranja

Uma sondagem realizada pela Marktest para o Diário de Notícias e a TSF, no sentido de averiguar a intenção de voto em eleições legislativas, o desempenho do PR e da AR, Governo e líderes Partidários, mostra um PSD a descer, em todos os sentidos.
De acordo com esta sondagem, o PSD voltou a caír na intenção de voto dos portugueses. Talvez o silêncio de muitos outros espaços de opinião sobre esta matéria só vem revelar uma coisa, na minha opinião: o desinteresse que estas pessoas têm pelo Partido, perdendo maior parte do seu tempo preocupados com coisas que em nada dignificam o PSD, como expulsões de militantes, saneamentos, não admissão de outros, etc.
O PSD desde o passado mês de Junho que cai nas sondagens, curiosamente, no período que coincide com os momentos mais frágeis do governo socialista, do qual se destacam as contradições entre ministros e a discussão do Orçamento de Estado. Como já tinha alertado, a ausência de uma oposição forte, faz com que o único Partido que caia na intenção de voto dos portugueses seja o PSD.
Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o PS estaria muito perto da maioria absoluta e o PSD teria entre 28 e 29% dos votos, correndo o risco de ter um resultado pior do que teve com Pedro Santana Lopes, tão criticado na altura por Marques Mendes. No entanto, as circunstâncias eram bastante adversas, na altura, para o Partido, já que se encontrava no governo e após uma decisão do PR de dissolver a Assembleia da República.

E mais! Diz-nos a mesma sondagem que os portugueses têm uma imagem muito negativa do actual líder do Partido. Só pode, no meu entender, haver uma interpretação destes números: os portugueses não se identificam com o líder do Partido, criticam a falta de oposição e o trabalho que o mesmo tem feito no Partido e acham que Marques Mendes é o princípal responsável pela queda que o PSD tem tido nas sondagens.

Sem comentários: