domingo, 1 de novembro de 2009

O momento do Sporting, hoje


Não estou nada convencido de que Paulo Bento seja parte do problema do Sporting.
Porque não estou nada seguro de que exista outro treinador capaz de fazer melhor com uma ala direita que se resume a Abel, Pereirinha e Pedro Silva, com uma ala esquerda que não tem ninguém além de Grimi e André Marques, com uma defesa que, além de Daniel Carriço, não tem outro jogador de qualidade. Pelo menos da qualidade que se exige de uma equipa que quer ser campeã nacional.
Um novo treinador olhará para o banco e não verá mais que Adrien, Angulo, Saleiro, Grimi ou Pedro Silva. Um novo treinador olhará para o plantel e ver-se-á forçado a ter de pôr Tonel, André Marques, Abel, Pereirinha e Postiga no onze inicial.
Mesmo que venha um treinador, que traga um novo esquema táctico, não há nenhum esquema que sobreviva com apenas um grande jogador na defesa, com quatro ou cinco jogadores no meio-campo e com dois bons avançados.

Se não fosse a infelicidade de sofrer um golo no último minuto em Guimarães e do remate do Caicedo ao poste no jogo de hoje, o que eu pensaria é que Paulo Bento, sem ovos, tinha feito omoletes. Que, nesse caso, seriam mais quatro pontos. E não posso ter um pensamento diferente por causa de dois lances.

Isto não põe em causa as mudanças que julgo urgentes na estrutura de futebol. Que devem começar pela substituição imediata de Pedro Barbosa. Os sportinguistas querem saber por que razão Hugo Viana não está no Sporting. Os sportinguistas querem saber por que razão Quaresma, que não é opção no Inter, não está em Alvalade. Os sportinguistas querem saber por que razão alguns empresários de promessas brasileiras não chegam a entrar na academia para negociar com Pedro Barbosa.

A questão do Hugo Viana é flagrante. Porque o Sporting não o quis. Vinha emprestado. E acabámos por contratar um Angulo a caminho dos 33 anos e sem ritmo competitivo. Aí a ausência de recursos financeiros não é justificação.

E isto para não falar da forma como o Sporting não consegue vender alguns dos seus jogadores que têm qualidade. Dos quais Stojkovic é o maior exemplo.

O que é certo é que o sétimo lugar reflecte apenas o valor deste plantel. Assim de repente, vejo que equipas como Porto, Benfica, Braga, Marítimo e Nacional têm, de facto, um plantel muitíssimo mais equilibrado do que o nosso.

Carlão, Hugo Viana, Manuel da Costa e Quaresma são quatro nomes dos quais se falou. E que falta fazem ao Sporting!...Eles e mais dois bons laterais. Aí sim, poderíamos dizer que tinhamos uma equipa capaz. Porque não temos. E se não temos as culpas são de Barbosa. Restam saber em que medida. Mas seja ela qual for, deixou de haver razões para Pedro Barbosa continuar a ser director-desportivo do Sporting. Caso contrário, não irão haver também condições para manter o seu treinador.

Sobre uma manifestação de desagrado que houve hoje em Alvalade, o que digo é que o Sporting não são aqueles que cantavam. O Sporting somos todos.

Reitero a confiança no presidente, que ajudei a eleger. Numa eleição que não deixou margem dúvidas. E não é uma "minoria absoluta" de pessoas que vai calar a voz inequívoca de noventa por cento de sócios. Porque uma coisa é o Sporting não ganhar. Outra coisa é o Sporting poder deixar de existir. E enquanto o Sporting vive, a lenda continua.

Viva o Sporting.

Sem comentários: