sábado, 27 de março de 2010

Campeonato do Túnel


Um árbitro não pode validar um golo que seja marcado por um jogador dentro da pequena área, quando existe contacto entre o guarda-redes e o jogador adversário. Paulo Paraty, contudo, validou um golo marcado nessas circunstâncias. Fê-lo contra a lei. O campeão teria sido outro, se aquele golo não tivesse sido validado.

Um árbitro não pode marcar um penalty quando a bola bate no peito de um jogador, menos ainda quando é fora da área. Contudo, Lucílio Baptista expulsou o jogador cujo peito tinha tocado na bola e assinalou penalty. Do penalty nasceu o golo do empate, a pouco mais de dez minutos do fim do jogo. Porque se jogava a final de uma Taça da Liga, o vencedor dessa competição teria sido outro, se o penalty não tivesse sido inventado.

Aqui estão dois exemplos de lances que alteraram o vencedor de competições nacionais nos últimos minutos de jogos decisivos. Foram erros inacreditáveis dos árbitros, contra as normas e todos os princípios aplicáveis naquelas circunstâncias.

Mas um árbitro erra. Apesar de manifestamente não ter acontecido nestas duas hipóteses, poderia ter acontecido que o árbitro tivesse sido induzido em erro e ter julgado mal pela dificuldade que é decidir num espaço de muito poucos segundos. Ou poderia ter acontecido que o árbitro tivesse tido um ataque de cegueira ou uma ilusão de óptica.

Muito pior do que isso é um juiz enquadrar um facto num tipo em que o facto não é sequer susceptível de ser enquadrado, com violação clara de dois princípios fundamentais e elementares.

Foi isso que aconteceu relativamente aos processos disciplinares aos atletas do Futebol Clube do Porto, Huk e Sapunaru.

Aliás, eu próprio alertei para essa situação, tanto em comentários que fiz noutros blogues como num artigo que aqui publiquei.

Para lá remeto, no que diz respeito à interpretação do que é um interveniente do jogo. Um assistente de recinto desportivo não é interveniente do jogo. Não é, ponto final. E não há interpretação, jurídica ou não, que possa levar a entendimento diferente.

Aplicou-se, assim, uma norma diferente da que se deveria ter aplicado.

O que aconteceu equipara-se com o caso em que António agride o barbeiro Bento e a sentença aplica o atentado ao Presidente da República em vez do regime geral do crime de ofensa à integridade física simples.

Julgará o leitor que esta comparação é absurda. Ficará o leitor a saber que, tendo em conta a proporcionalidade das sanções, é maior o erro da CD da Liga do que o que aconteceria neste exemplo que dei.

Foi um erro grosseiro, a que ainda se junta o desrespeito pelo princípio “in dubio pro reu” que nos diz que, em caso de dúvida, se deve aplicar o que for mais favorável para o réu.

Como consequência deste erro grosseiro e do desrespeito pelo princípio “in dubio pro reu”, verificou-se uma violação clara de um outro princípio fundamental: o princípio a imparcialidade.

Compreendo que, em razão da paixão clubística, muitas vezes defendamos os interesses dos nossos clubes. Isso acontece comigo, que sou sócio do Sporting. Pode acontecer com todos os adeptos. E com aqueles que contratualmente se obrigam a defender os interesses dos clubes. Mas um juiz não pode ser azul, verde, encarnado, preto, branco ou amarelo. Tem de ser cinzento, porque essa é a cor do Direito, e deve agir, no exercício das suas funções, com a máxima imparcialidade.

Neste caso, isso não aconteceu. E, tratando-se de um juiz, não podemos recorrer às justificações que visam encobrir os erros de árbitros parciais.

Falo de juiz porque, na verdade, o Presidente da Comissão Disciplinar da Liga exerce essas funções. E a Comissão Disciplinar da Liga pode ser considerada como um tribunal desportivo de primeira instância.

Consequências desta sanção e medidas preventivas? O FC Porto, que gastou dinheiro com a contratação do atleta, ao qual não deixou de pagar os salários a tempo e horas, viu-se obrigado a competir com desigualdade em relação a todos os outros clubes da Liga Sagres, da Taça de Portugal e da Taça da Liga e não pôde contar com aquele que será, porventura, o seu melhor jogador em plenas condições físicas na Liga dos Campeões.

Não sabemos se, com Hulk, o FC Porto seria campeão nacional e venceria a Taça da Liga. Do mesmo modo que não sabemos se, com Hulk a cem por cento, o FC Porto poderia ter feito algo mais na Liga dos Campeões.

No momento do castigo, falava-se que Hulk poderia ser chamado por Dunga para ir ao Mundial da África do Sul. Não sabemos se Hulk iria mesmo ao Mundial da África do Sul, onde se poderia valorizar e trazer um significativo encaixe financeiro ao FC Porto.

E essas dúvidas persistirão para sempre.

Com esta decisão da Comissão Disciplina da Liga, o FC Porto foi manifestamente prejudicado, desportiva e financeiramente. E, tendo em conta o recurso, não compreendemos por que razão foi aplicada medida preventiva diferente entre as agressões de Hulk a um steward e de Javi Garcia a um companheiro de profissão em pleno relvado do Estádio da Luz.

Este é o campeonato do túnel. Do Túnel da Luz.

E é assim que vai ser recordado até haver memória.

Provavelmente, quando formos velhinhos só nos lembraremos do Túnel. E iremos esquecer algumas agressões, algumas grandes penalidades, variadíssimas expulsões e ainda mais simulações.

Curioso, que acaba quase tudo em “ões”. Um campeonato assim só pode ser ganho por “lampiões”.

Há outra coisa de que talvez não nos iremos esquecer com facilidade: a afirmação do Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga de que os árbitros, neste campeonato, foram parciais.

Foram.

Até o jogo do título, entre Benfica e Braga, será arbitrado por um sócio do clube da casa. E a casa é o Estádio do Benfica, o Estádio da Luz, o Estádio do túnel.

Vai tudo parar aí.

É que há, e tem havido, sempre uma Luz ao fundo do túnel…

9 comentários:

Anónimo disse...

É impressionante como não consegues admitir que o SLB é muito superior ao Porto e ao SCP, mesmo muito. Aliás, os resultados entre as equipas falam por si...
Tanto fanatismo tira-te a racionalidade...
Como quase todos os sportinguistas, és mais anti-benfica do que do sporting!!!!!
Assume que o SLB é a equipa que melhor joga futebol no presente, habitua-te também ao mesmo acontecer nos proximos anos.

Se vais publicar este comentário? Duvido...

António Lopes da Costa disse...

Sendo este um assunto de Justiça, gostava que o anónimo fizesse o seu comentário juridicamente fundamento.

Se o anónimo quer falar de resultados, convido-o a fazer uma análise dos resultados obtidos pelo FC Porto sem o Hulk. E que depois os confronte com os resultados do FC Porto com Hulk.

Se Luisão e Javi Garcia tivessem sido punidos de forma exemplar (como foram os jogadores dos concorrentes director do Benfica...por muito menos), gostaria de o ver por aqui a dizer que continuavam a ser a melhor equipa.

O Benfica foi melhor. Muito melhor. Mas foi muito protegido. E, além de protegido, ainda beneficiou de castigos aos seus concorrentes.

De todo o modo, e porque o Direito é cinzento (e não verde), ainda estou para perceber o castigo (ainda que muito curto) a Cardozo.

Todos os comentários não ofensivos são publicados.

Um abraço

Anónimo disse...

Caro António,
Como Benfiquista também preferia que o Hulk e o Sapunaru pudessem jogar sempre!!!!
Como Benfiquista e não só, também gostava que os ditos não tivessem agredido um cidadão que estava a trabalhar, com ou sem provocação. Aliás, se eu fosse agredir uma pessoa cada vez que era provocado, estava constantemente a violar a lei e a ser punido conforme a lei.
Como cidadão, também gostava de ouvir os patrões desses atletas, a condenar um acto tão feio e que é um pessimo exemplo para quem gosta de desporto.

Em relação aos castigos e à sua moldura penal, também acho que é um exagero, qualquer pessoa de bom senso acha, no entanto, não fui eu que fiz a lei em causa, foram os próprios clubes.
Mais uma vez, a justiça desportiva é comparada por baixo à restante justiça que abunda por este triste pais, ou seja, o "stewart" não tem qualquer enquadramento penal, e foi só por causa disso, que as duas instituições tiveram interpretações diferentes!!!!
Se é mau? não, é péssimo! É assim que a justiça vai em Portugal.
É óbvio que não tem lógica que um jogador seja punido com 3 meses por ter agredido um stewart e com 3 jogos pelo mesmo acto contra um colega de profissão.
Mas mais lhe digo, se fosse eu a mandar, a punição que escolhia era a máxima, ou seja, um jogador que agredisse um stewart, bombeiro, segurança, maqueiro ou adepto do publico, a meu ver, seria punido com a pena máxima!!!!
Aliás, um Pais como Inglaterra no caso Cantona, foi o próprio clube que antes do veredicto dos tribunais, suspendeu um dos seus melhores jogadores por 5 meses!!!! Depois veio a sentença dos tribunais desportivos que lhe aplicaram 6 meses. Sabe qual foi a atitude do clube?
Concordou com a pena e voltou a pedir desculpas públicas pelo barbaro acidente.
Eu sei, esse Pais comparado com o nosso é de terceiro mundo, eu sei.
Em Portugal e principalmente no desporto, as leis são aplicadas só para os clubes rivais.
Mas uma coisa lhe garanto, se esse acidente tivesse ocorrido com um atleta do SLB, era o primeiro a condená-lo!!! Levava 3 meses e era bem feito.
São atletas de alta competição, muito bem pagos e o exemplo para muitas crianças e jovens!

Compreendo melhor, uma agressão dentro do campo a um colega no calor do jogo, do que a um terceiro que nada tem a ver com isso. Obviamente que deve também nesses casos ser punido.
Lembro-me da agressão do grande JVP pelo Sr. Paulinho Santos, que esteve suspenso até à recuperação do João. Um caso exemplar, não achas?
Não vou analisar este caso à luz do direito pois não sou jurista, mas uma coisa lhe digo. A maioria dos casos em Portugal, em toda a justiça, são incompreensiveis para qualquer cidadão.
Ninguém entende e a prova disso são as sondagens à cerca da imagem da justiça, que um dirigente ou politico diga as coisas que diz ao telefone, essas conversas sejam tão óbvias, e depois vem um advogado ou juiz dizer que aquilo que todos ouvimos não pode ser considerado prova!!!!! Ningué entende e isso é muito grave!

Em relação ao caso dos jogadores do FCP, lembro só que nesse jogo, o SLB jogou com a 2ª equipa, o Porto jogou com o incrivél Hulk e o resultado foi uma vitória acompanhada com um banho de bola...

Um grande abraço.

Anónimo disse...

antonio mas castigar o javi garcia porque? ele ja foi castigado em 2 jogos. o luisao merecia talvez tambem dois jogos, mas sinceramente achas que era por esses dois jogos que íamos claudicar? nao me parece que perdessemos os 6 pontos que temos de vantagem pelo luisao nao jogar 2 jogos. sei que custa a muita gente o benfica este ano estar fortissimo e nao cair quando TODA a gente espera e reza, mas tal como airton substituiu muito bem javi (desculpa eu sei que dói ter tudo a correr tao bem!), sidnei, miguel vitor ou roderick tambem fariam a posiçao do luisao com qualidade.
ABRE OS OLHOS E PORQUE NAO PEDES NADA PARA O BRUNO ALVES E PARA O RAUL MEIRELES NA FINAL DA TAÇA DA LIGA?!?! pa é mesmo incrivel, desvirtuar assim as coisas e nao reconhecer a justiça das coisas é incrivel.

nao digas que a tua justiça nao é verde porque é. e tem tons de azul e de anti-encarnado!

em relaçao aos resultados do porto com o hulk e sem o hulk convido te a ler isto, mas lê mesmo que eu nao gosto que digas mentiras da boca para fora dessa maneira facil e tranquila.

http://www.maisfutebol.iol.pt/fcporto/hulk-fc-porto-liga-pontos/1150134-1304.html

toda a gente ve que o porto este ano nao tem qualidade para o que benfica está a fazer, apenas tu, em mais um dos teus infinitos exericios de tentar tirar brilhantismo ao benfica, ainda achas que o porto so fez a epoca má que fez por nao ter o hulk. o hulk nao joga sempre como jogou ontem e tu sabes disso!

luis cirilo disse...

Inteiramente de acordo.
Porque se neste momento o SLB esta em plano superior a todos os outros quando nao estava valeram as arbitragens para lhes dar pontos preciosos.
E eu sou insuspeito de ser do SCP ou do FCP.
Vejo e o futebol sem palas nos olhos.

luis cirilo disse...

E mais uma coisa.
Im dia se sabera porque razao o slb teve jogadores em quatro incidentes de tunel e nenhum foi castigado.
Devem ser uns anjinhos.
Fora do campo.
Porque dentro para alguns as canelas dos adversarios sao ate ao pescoco

Bruno Ferreira Costa disse...

Caro António,
Reduzir este campeonato ao túnel é uma tese muita fraca. O SLB está a ser, indiscutivelmente, a melhor e mais segura equipa da Liga. O futebol praticado é prova disso. Se o campeonato seria mais competitivo com Hulk? Provavelmente, mas já nessa altura Braga e Benfica estavam na frente...
Em relação a uma nota deixada no post, acho abusivo induzir que Pedro Proença iria adoptar algum comportamento favorável do clube do qual é sócio.
Aliás, vendo o historial de Pedro Proença, muitos são os jogos em que o Benfica tem razões de queixa. Agora, não nos podemos esquecer que Vitor Pereira é sócio do Sporting...será isto motivo para acreditar que tem favorecido o seu clube nas nomeações?

João Faria disse...

E faltou referir o castigo ao melhor jogador do Braga, o Vandinho...
Mas já é habitual. Estes tristes dos lampiões não conseguem ganhar de outra maneira.

Martinho Sousa disse...

ui tanta azia e tanta raiva dos anti-Benfica