quinta-feira, 3 de junho de 2010


É difícil abdicar dos interesses pessoais e familiares para lutar pelo bem comum.
E é muito difícil estar na História.
Nós temos o direito de discordar, de ter uma opinião diferente e uma outra definição e caminho para o bem comum.
Aqueles que se sentem envergonhados pela História, ou por partes dela, deviam esforçar-se, abdicar de tudo e serem eles mesmos a escrevê-la.
Li hoje coisas inacreditáveis sobre uma pessoa que lutou por um caminho para o bem comum em que acreditava, seguindo as suas convicções políticas e ideológicas.
Sempre me ensinaram a respeitar os outros, mesmo que não concorde com as suas ideias.
Sempre me ensinaram os passos e as etapas da História de Portugal e do Mundo até chegarmos até ao dia de hoje. A História é o mais importante meio de uma aprendizagem constante, por ser empírica. E dela vem a permanente evolução.
Ensinaram-me, neste último semestre, que, quando desrespeitamos a memória de alguém que partiu, estamos a cometer um crime. Um crime que causa danos profundos, não na imagem do falecido, mas no interior dos seus familiares e amigos. E não nos pode faltar a coragem para que condenemos quem cometeu esse crime e causou esse dano, porventura, irreparável.
Estive com o Almirante Rosa Coutinho há menos de um ano. E não será por ter convicções políticas e ideológicas diferentes e uma visão muito distante daquela que teve num contexto muito delicado, que vou deixar de partilhar a dor dos seus familiares e amigos e de o respeitar, a ele como a todos os outros que fazem parte da História que chegou até aos dias de hoje e que não hesitaram em abdicar do que era melhor do ponto de vista pessoal para promover aquilo que julgavam que seria melhor para todos.
Estou certo de que Deus lhe concederá o Eterno descanso, que descansará em paz e que olhará pelos portugueses.

Luto.

1 comentário:

Anónimo disse...

antónio, depois de uma pausa longa recomecei agora a ver os blogs. quero quer saiba que o carinho e amizade que tenho por si fez-me comover com a nobreza de carácter(?) demonstrada neste post. não é para todos, é só para quem tem! Parabéns e bjkas.
Regina

PS. Sempre respeitei o "Almirante Vermelho" e todos aqueles que alguma vez acreditaram e lutaram.`Paz à sua alma!