domingo, 20 de junho de 2010

Futebol (de salão)


Que me desculpe o amigo João Benedito, mas um desporto do qual não sou capaz de gostar é o futsal.
Por fanatismo, lá cheguei a ir uma ou outra vez, para ver o Sporting.
Mas, excluindo essas excepções, continuo a não conseguir ver um jogo de futsal até ao fim.
Não é o meu desporto. É muito rápido, imprevisível até ao último segundo, o meu coração não é capaz de aguentar uma coisa assim. Muito menos quando rezo durante vinte minutos para que a equipa que apoio não faça uma sexta falta ou não erre um passe. Porque isso basta para transformar uma vitória confortável numa derrota certa.
É a única modalidade amadora com a qual não simpatizo. Porque, sendo a mais parecida com o futebol a sério, que é o futebol de onze, jogado ao ar livre, num campo relvado, como deve ser, o futsal, que pretende significar futebol de salão, tem vindo a ganhar os piores tiques que existem no futebol.
Nunca percebi bem a exorbitância que o Benfica esbanja nesta modalidade amadora, comprando os melhores jogadores do Sporting, oferecendo-lhes salários extravagantes.
Mas o facto de não gostar nada de futsal reforça a alegria que tive hoje quando o meu amigo Henrique, tão sportinguista quanto eu, me ligou a dizer que tinhamos sido campeões de futsal, porque ganhámos os dois jogos no pavilhão da Luz.
Achei que tinha de escrever um texto que queria ter escrito no sábado passado. Cá estou a fazê-lo.
Achei que tinha de deixar aqui escrito que o André Lima e os jogadores do Benfica, por terem sido mesquinhos, não revelaram, em nenhum momento, a postura que se exige de campeões europeus. Os campeões não precisam de pressionar árbitros, de iludir companheiros, de querer ganhar a qualquer custo.
E dá-me um gozo especial escrever este texto agora. Porque não gosto de futsal, sou sócio e adepto de um clube que nem sequer pavilhão tem, neste momento. De um clube que vende os seus melhores jogadores na modalidade ao Benfica. Mas esse Clube enorme que apoio, o segundo melhor clube da Europa, foi muito superior ao Benfica, foi ganhar os seus jogos ao pavilhão do Benfica, foi campeão nacional.
Acho que, enquanto sportinguista, merecia esta alegria. Que é muito maior tendo em conta aquilo que acima escrevi.
Os verdadeiros campeões são os que abdicam de um caminho mais fácil e, mesmo assim, são muito superiores. Foi isso que o Sporting foi no futsal este ano: muito superior. Estão de parabéns todos aqueles que, por amor ao Sporting e ao desporto, contribuíram para este título nacional. Foram grandes campeões!

3 comentários:

luis cirilo disse...

Eu também não gosto de futsal.
E espero que o Vitória não aposte nessa modalidade.
MAs tal como você ,embora bastante menos por razões óbvias,também fiquei contente pelo triunfo do Sporting.
Por três razões:
A primeira porque gosto muito de ver o SLB perder.
Rima e é verdade.
A segunda porque nos dois jogos finais,que fui espreitando,me pareceu que o SCP foi sempre melhor.
Terceiro porque adorei ver a claque do SLB a cantar "campeões,campeões" a um minuto do fim.
Sò que o jogo ainda não tinha acabado...
Parabéns ao justo campeão!

Anónimo disse...

eu pessoalmente aprendi a gostar de futsal e há já alguns anos que vou seguindo o nosso campeonato e o nosso sporting nessa modalidade que tem vindo a crescer em portugal.
O Sporting foi um justo vencedor ...e um justo campeão...ao benfica continua com o mesmo problema de sempre (seja em que modalidade fôr)...falta de humildade...o que tornou mais saborosa a vitória de ontem
É que afinal;
O SPORTING É O MEU GRANDE AMOR!!!!
Ass. Leoa Ferrenha

António Lopes da Costa disse...

Depois da vitória, continua a ser inacreditável a mesquinhez e pequenez de quem não é capaz de saber ganhar nem, menos ainda, de saber perder.
A forma como se tentou, uma vez mais, branquear comportamentos criminosos de adeptos, aliada à falta de desportivismo na hora da derrota valoriza esta vitória do Sporting, como nenhuma outra do passado recente.