sábado, 23 de outubro de 2010

Muito para mudar!


Portugal tem um grande problema estrutural e um enorme problema cultural. Tem também um problema de contas públicas, mas, se não conseguir resolver os dois primeiros problemas, as soluções que serão encontradas para remediar as ruinosas contas estatais serão sempre soluções más, porque não se traduzirão numa melhoria das condições de vida das famílias e das empresas, serão sempre um analgésico que esconde, durante um escasso período de tempo, uma doença que impede o país de ser competitivo, atractivo, dinâmico, desenvolvido e próspero.

Muitas vezes, as crises são oportunidades. E, aproveitando a conjuntura económica e a inexistência de uma maioria absoluta que permita que haja maior estabilidade política, o PSD, assim como os demais partidos representados no Parlamento que estiverem na disposição de criar condições para que o país possa desenvolver-se, deveriam juntar-se e, numa lógica de melhor servir o interesse nacional, corrigir, sem preconceitos antigos, os erros que foram cometidos, por falta de maturidade democrática, de 74 até hoje.

Numa altura em que se irá negociar o Orçamento, em que estão a ser discutidas propostas para mudar a Constituição, o PSD, como partido responsável e recheado de gente do mais competente que há na sociedade portuguesa, sem medo de poder vir a perder votos, deveria discutir, internamente, um conjunto de reformas ambiciosas, sem as quais o país continuará a não conseguir progredir. Um partido que quer governar e que irá certamente governar nos próximos anos deveria aproveitar esta altura para discutir aquilo que quer MUDAR no Estado para poder MUDAR, para melhor, o país.

E Passos Coelho tem razão quando diz que há, de facto, muito para mudar. Haja vontade!

1 comentário:

Anónimo disse...

se o orçamento não for aprovado Portugal terá inevitavelmente de recorrer ao fundo de estabilização europeu (que é detido em 30% pelo fmi) para se financiar o qual irá exigir garantias/condições , o que resultaria num orçamento ainda mais duro e que seria aprovado à força, alé do que passos coelho não sobreviveria à convulsão interna do psd e não seria ele o candidato às eleições marcadas para maio próximo e na melhor das Hipóteses tinhamos orçamento em Setembro o que era extremamente utíl.
Convem não esquecer o PPD! Santana Lopes lembra sempre que é o PPD/psd que teve a sua raíz na acção nacional popular , e no parlamento europeu votam ao lado do partido de berlusconi, portanto não venham agra com travestismo ideológico.
Não vejo a Jsd críticar o facto de o bce emprestar dinheiro aos bancos nacionais a 1% para estes emprestarem aos estados a 6% , parece que o ppd/psd gosta muito do capitalismo e está sempre a falar na liberdade numa perpesctiva individualista é por isso que gostam de um sistema em que 1% da população tem 40% da riquea mundial e 50% da população mundial vive com menos de 2 dolares dia, não sei porque choram lágrimas de crocodilo com a pobrea devem achar que isso se resolve com voluntariados bacocos ou com a santa madre igreja, e para rematar tenho a certea que o chorao passos coelho vai deixar pasar o orçamento deixando a jsd como de costume isolada na sua demogagia primária. cumprimentos e convem aprofundar mais os assuntos se nao e presa facil para a esquerda que tanto abomina a serio e um conselho, cumprimentos