quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sportinguismo, pancadaria e contas



Já neste ano de 2010 fui com um amigo sportinguista e dois amigos benfiquistas a Alvalade para ver um Sporting – Benfica, em juniores.
Sentei-me entre os meus amigos e um sportinguista idoso, por cima de três homens na casa dos quarenta. Ninguém tinha cachecol. A meio da segunda parte, e depois de uma série de provocações, que não cheguei a perceber bem, o senhor da frente vira-se para trás e deu um murro no velhinho, que ficou sem os óculos.
Levantei-me. Empurrei o senhor da frente. Ele queria também agredir-me. Mas agarrei-o, acalmei-o.
Se houve pancadaria naquele jogo de juniores? Podemos dizer que houve. E foi mesmo no meio de uma bancada central que estava cheia de gente.
Noticiam hoje os jornais que houve ontem pancadaria na Assembleia Geral do Sporting. Ora, se também houve naquele jogo de juniores, por que não foi capa de jornal?
Parece descabido tudo o que acabei de escrever. Porventura parecerá irracional ou, pelo menos, infantil.
O que eu quero dizer é que há gente a quem interessa que haja pancadaria entre sportinguistas, neste momento, e numa Assembleia Geral. Mas eu ponho o meu sportinguismo acima de tudo. E sei perceber o quão bom é ter-se uma AG com mais de 800 pessoas à hora do jantar de uma quarta-feira, viva, discutida, muitíssimo participada. Numa altura em que não há títulos, os adeptos ficam mais nervosos e críticos. Faz parte da vida.
Naquelas capas, devia ler-se que as contas foram aprovadas. Porque essas é que foram as conclusões da Assembleia. Foi isso que a maioria dos sócios do Sporting quis. E atenção porque as contas não foram boas, mas, tendo em conta a situação financeira em que o clube se encontrava, a péssima época futebolística, a conjuntura económica e a necessidade de investimento, não foi tão má quanto algumas pessoas com interesse em destruir o Sporting ou, pelo menos, em substituir os seus dirigentes, quiseram fazer crer.

3 comentários:

Anónimo disse...

Parece-me que tens duas personalidades :)

É que para situações muito semelhantes, dificuldades económicas, falta de resultados, necessidades de investimento, tens soluções completamente diferentes. Uma é de mandar a baixo e outra de apoiar...

Dizes mal dos jornais e pessoas que mencionas mas tu fazes o mesmo para os teus interesses.
Para se criticar alguém em determinado aspecto temos que ser um exemplo!

Anónimo disse...

Caro António, queira crer que fossem outros clubes e outros sócios de outros clubes e esta assembleia teria acabado muito pior. Tal como diz, para 800 sócios, descontentes com o clube e resultados nem me parece a mim que tenha sido muito mau...mas não se preocupe, basta o sporting ganhar sábado e voltaremos a não ser notícia dos jornais. Se perdermos aí já não posso garantir nada.
Ass: Leoa Ferrenha
E o Sporting é o meu grande amor

António Lopes da Costa disse...

Bettencourt está, como Presidente do Sporting, há um ano e quatro meses.
Sócrates está, como Primeiro-Ministro de Portugal, há quase seis anos.
Bettencourt chegou ao Sporting numa situação grave, como Sócrates também chegou numa situação difícil.
Bettencourt baixou os preços das gameboxes, Sócrates agravou a situação das pessoas, aumentando os impostos.
Sócrates quer avançar para novos investimentos megalómanos, que o aumento de impostos vai pagar.
Sócrates mente com todos os dentes que tem. Bettencourt é o oposto disso: talvez seja demasiado frontal, demasiado honesto.
Só por ignorância se pode dizer que estes casos são semelhantes.

Cara Leoa Ferrenha, é mesmo assim. Mas permita-me uma correcção: estavam 800 sócios na AG, dos quais perto de 60% votaram a favor.
Quanto aos jornais, que continuem a falar das pedradas, dos túneis, das birras do presidente do Benfica.
Vamos dar a volta!

Beijinho