segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O fim do respeito

Nos últimos anos, os políticos têm perdido o respeito pelos eleitores.
Os empregados perderam o respeito pelos empregadores.
O Estado perdeu o respeito pela Igreja.
As pessoas perderam o respeito pelas instituições.
A sociedade perdeu o respeito pelos seus valores.
Contentamo-nos com o mediano.
E, no que respeita a esta selva onde ninguém respeita ninguém, existe uma enorme responsabilidade da comunicação social.
Hoje, por exemplo, estreou um programa em horário nobre onde, durante cerca de cinco minutos, dois jovens não tiveram respeito pelos intervenientes no programa. E a televisão perdeu o respeito pelos telespectadores colocando aquelas imagens no ar.
O conteúdo, naquela parte, foi desviante. Quis comparar um jovem que recitava poemas e artistas de todos os géneros com dois malucos que, sentados semi-nus numa retrete, cantavam desafinados.
Como estamos nesta fase do mediano, numa sociedade que perdeu a sua educação, os seus valores, este episódio triste quase que nos passa ao lado.
Mas não deve passar.
E não me digam que aqueles jovens cujo talento não consegui descodificar eram humoristas e que acreditavam que tinham algum talento nesse aspecto. O que fizeram foi demasiado triste para ser humor. Foram lá para gozar com o programa. E a SIC, colocando as imagens no ar em casa de várias famílias, com um público dos 8 aos 80, não fez mais nem melhor do que aqueles jovens sentados na retrete.
Isto é o decadentismo absoluto.
É também aqui que está a crise, a crise profunda.
E é aqui que está a nossa maior pobreza.

Sem comentários: