segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O grande problema do PSD

Não sei ao certo quantos militantes tem o PSD.
Sei que tem muitos que são activos e que, alguns deles, vivem o PSD com grande intensidade.
É um partido onde as eleições internas, sobretudo nas secções, distritais e, agora, nas concelhias, são muito participadas e disputadas.
Neste contexto, porque razão não ganha, o PSD, muito mais eleições?
Porque tem dificuldades em chegar ao Governo?
Porque perdeu Lisboa e não conseguiu ganhar Oeiras, por exemplo?
É que no PSD, as pessoas esforçam-se imenso para serem eleitas em órgãos internos, para terem influência nas escolha dos candidatos.
Se não conseguirem lugares nas listas desses candidatos, boicotam a campanha, criam mal-ambiente entre os que ali estão porque acreditam.
Mas há outros concelhos onde acontece uma situação cuja explicação não sou capaz de encontrar.
Depois de fazerem autênticas guerras para serem eleitos para as estruturas internas do partido, escolhem um(a) candidato(a) à Câmara para perder.
E o PSD, de facto, tem perdido. Nalguns casos, de primeira passou para terceira força política.
É isto que tem afastado as pessoas com convicções do PSD. Porque hoje quem manda no partido em alguns locais é demasiado amigo de candidatos que estão em partidos ou movimentos contra o PSD.
Neste momento, só estão no PSD para que o PSD perca eleições. E isso tem de ser resolvido, mais tarde ou mais cedo, pelas pessoas com responsabilidade, que porventura não serão as que cá estão agora, porque estes, conscientes desta realidade e nada fazendo por a mudar, tornaram-se cúmplices, por omissão.

Sem comentários: