sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Liga da Aldrabice!


Pois é. Eu não gosto de recorrer ao calão para caracterizar as competições internas do futebol português. Às vezes, confesso que até me apetece. Mas, numa análise fria, a 1ªDivisão Portuguesa é, todos os anos, a liga da aldrabice.
Sim. Na Liga da Aldrabice, o Benfica foi campeão graças a um golo de falta. Na Liga da Aldrabice, o Sporting não foi campeão porque sofreu um golo com a mão. Este ano, em que o Porto é claramente a melhor equipa, o Sporting já sofreu um golo de livre indirecto a castigar um atraso, que não foi atraso.
Na Liga da Aldrabice, há uns anos, houve jogadores do Sporting que foram expulsos já depois do jogo ter acabado, já nos balneários. Ficaram suspensos vários jogos, sem uma explicação, pois nunca ninguém viu uma única imagem ou algo que provasse a existência de um comportamento que levasse os atletas do Sporting a serem suspensos.
Esta época, a Aldrabice continua. Sempre com o Benfica por cima e com o Sporting a ser a vítima daquilo a que posso inoricamente chamar do Sistema da Aldrabice. Existiu, existe e existirá e o Sporting que o denunciou será sempre a vítima, porque os julgamentos que hoje existem tiveram nas declarações de Dias da Cunha, em que definiu e apontou faces do Sistema, um trampolim no caminho da verdade desportiva.
As pessoas têm memória curta, mas eu gosto sempre de lembrar as coisas. No jogo que antecedeu o Benfica-Sporting deste ano, na altura em que o Sporting estava em Guimarães onde eliminou o Vitória, o Benfica venceu ilegalmente o Estrela da Amadora, porque no último minuto, o fiscal de linha chamou o árbitro e indicou que deveria ser assinalado um penalty, por suposta mão na bola. Houve um jogador do Estrela que foi penalizado três vezes: levou uma bolada na cabeça, levou cartão amarelo e o Benfica chegou ao empate no último minuto do jogo, graças a um penalty que nunca deveria ter sido marcado.
No jogo seguinte do Benfica, que foi, por acaso, contra o Sporting, aconteceu o mesmo. Ou melhor, quase o mesmo, porque dessa vez houve mesmo mão na bola de um jogador do Benfica dentro da área. O fiscal de linha esteve bem. Chamou o árbitro Pedro Henriques e indicou que deveria ser marcada grande penalidade. O árbitro esteve mal e não marcou. Ora, o Sporting foi prejudicado porque se a bola entrasse, o Sporting ganharia mais 2 pontos. O Benfica foi duplamente beneficiado.
Paulo Bento refilou com razão. As imagens provam isso. Mas ele é que foi suspenso 12 dias e o Pedro Henriques continua por aí a apitar. O Sporting é prejudicado mais uma vez por ter criticado uma decisão errada do árbitro com clara influência num resultado. De resto, estes castigos só existem para serem aplicados ao Sporting. Sabe-se lá porquê.
Algo de estranho se passa no futebol português para que tudo, em Portugal, aconteça ao contrário daquilo que deveria acontecer.

Sem comentários: