domingo, 23 de dezembro de 2007

Uma goleada com votos de feliz natal e a memória de um assassinato


Vi este fim-de-semana o Sporting-Benfica de futsal. Jogo equilibrado, com vitória justa do Sporting, com números que revelam uma maior eficácia dos jogadores do meu clube na hora de rematar à baliza e fazer golo.
Foi um jogo com direito a tudo. Infelizmente, num lance dividido, um jogador do Benfica ficou inconsciente. Os jogadores do Sporting choraram e mostraram em campo a identidade do meu clube. Respeito pelo adversário, mas com esforço, dedicação e devoção acabaram por, justamente, alcançar a glória de aplicar um chapa 4 ao Benfica.
Mas no momento em que o jogador do Benfica se encontrava lesionado, enquanto o capitão do Sporting chorava no chão pelo estado de saúde do seu colega de profissão mas adversário nesta tarde e enquanto Benedito, guarda-redes do Sporting, se dirigiu às claques do Sporting para que estas mantivessem uma postura digna de um grande clube, ao que as claques responderam com aplausos, adeptos identificados com os No Name Boys, uma claque ilegal do Benfica, chamaram assassino a João Benedito, por razão nenhuma, e cantavam glorificando o very-light que matou um adepto do Sporting.
Esse very-light é algo que me fez, numa altura, entrar para as claques do Sporting. Será possível que os assassinos que mataram um adepto inocente em pleno estádio estejam por aí à solta? Será possível que esses assassinos entrem livremente nos estádios de futebol? Será possível vangloriarem-se com esse seu acto, gritando para que todos tenhamos esse assassinato bem na nossa memória?
Imaginem que levam o vosso irmão ou filho ao futebol e ele morre, sem culpa nenhuma, porque um grupo de delinquentes o assassinou. O que fariam se a justiça não agisse imediatamente? O que fariam quando ouvissem esses delinquentes cantarem "very-light allez"? Eu não gosto do Benfica por causa desse dia em que um adepto do meu clube foi assassinado em pleno estádio. Também não gosto porque membros dessa mesma claque me roubaram o cachecol quando eu tinha 13 anos, apontando-me facas e tirando-me até fotografias. Não gosto do Benfica porque a direcção do Benfica parece apoiar esse grupo de delinquentes. E sinto-me revoltado quando os vejo, a esses delinquentes, todos os anos, na Luz e em Alvalade.
Mas voltemos ao jogo. O Sporting ganhou porque mereceu. Os jogadores do Sporting foram homens. Choraram pelo adversário estar mal, disputaram o jogo como senhores e a goleada é um justo presente de Natal.
O jogo acabou com olés por parte dos adeptos do Sporting, adeptos que entoaram cânticos natalícios, desejando feliz natal aos adeptos que, segundo eles dizem, não têm nome.

2 comentários:

Consciência Critica disse...

Um grande abraço, e Feliz Natal, para ti e todos os teus. CC

Anónimo disse...

Assim como os no name chamaram assassino ao benedito as claques do sporting cantaram "salta arnaldo" quando este estava inconsciente.Não foi à toa que o Benedito mandou calar as claquesBom Natal