segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Estar na História


O homem que podem ver na imagem tem um nome: Paulo Baptista.
Como também o seu desempenho, enquanto árbitro, na presente árbitro tem uma palavra: descaramento.
Ora o senhor da imagem foi nomeado o primeiro jogo do Sporting, esta temporada, contra o Trofense. Sim, foi ele que viu um penalty numa falta cometida por Polga a 3 metros da grande área.
E aqueles jogos em que o Sporting marcava dois golos limpos, mas só ganhava por 1-0? Alguém se lembra? Este árbitro foi o que invalidou um golo limpinho em Leiria no jogo para a Taça. E anulou outro, tão limpo quanto o de Leiria, em Vila do Conde, no jogo para a Liga.
Hoje, voltou a entrar em jogo. Validou um golo ao Benfica nos descontos da primeira parte marcado graças a um fora-de-jogo que não deixa dúvidas. Assinalou grande penalidade, a favor do Benfica, quando um jogar bracarense fez carga de ombro com Di Maria que acabara de ter perdido a bola. E não marcou um penalty evidente a favor do Braga. Este último acaba por ser o mais escandaloso dos erros deste árbitro.
O que os sportinguistas me dizem nas mensagens que me enviaram depois do jogo são duas coisas: ou este árbitro faz parte dos uns que são incompetentes ou faz parte dos outros cuja única missão é distorcer a realidade dos jogos e atentar à verdade desportiva.
Como dizem, e bem, os responsáveis do Sporting de Braga, este árbitro "ficará para a História".
Concluindo, este é o grande herói do Benfica. Porque é graças a ele que o Benfica está, empatado com o Sporting, na liderança da Liga. Caso contrário, o Sporting era primeiro, sim, líder isolado.

8 comentários:

Anónimo disse...

se o dominio do braga se traduzisse numa vitoria clara(como devia ter acontecido porque se nao fosse o roubo ganhavam por 1 ou 2 a 0) o Sporting seria lider isolado! agora é que nao aparece o vieira a dizer que é preciso chamar a judiciaria!
quanto o sporting é beneficiado as pessoas assumem: lembro-me do bueno dizer que o golo que marcou foi porque fez falta! no benfica isso nao acontece

Bruno Ferreira Costa disse...

Sugestiva a mensagem, mas como em quase todos os quadrantes do futebol, peca por não ser isenta. Já o vi comentar algum jogo em que o árbitro beneficiou o Sporting ou prejudicou o Benfica ou Porto?

Já agora...antes de afirmar que o seu Sporting seria líder se o Benfica não tivesse sido ajudado este fim-de-semana, faça um somatório de todos erros de arbitragem cometidos esta época...e faça a contagem dos pontos daí resultantes. Estou certo que terá uma boa surpresa.

Saudações,

Anónimo disse...

se me permite sr. bruno costa assino por baixo do seu comentario.
realmente a mania da perseguiçao dos sportinguistas é algo exurbitante! obvio que este arbitro é um incompetente mas todos o sao, tal como o foi pedro henriques ao invalidar o golo a oscar cardozo aos 92' diante do nacional.
chega de queixas pois nao ha duvida que o futebol portugues padece de competencia a nivel da arbitragem mas afecta todos e nao so alguns como os sportinguistas tanto gostam de frizar.
(lembro-me daquele "golo" do leiria que ricardo, ainda a defender as cores do sporting, encostado as redes traseiras da baliza, desvia um cabeceamento que ja tinha entrado 1,5m na baliza e o arbitro tambem nao conseguiu ver a bola la dentro da baliza)

António Lopes da Costa disse...

Caro Bruno Ferreira Costa: a maior parte dos jogos em que o Sporting é prejudicado, como são exemplo os 3 ou 4 jogos em que marcámos golos limpos mas não validados e aquele do penalty a 3 metros da área, o Sporting ganhou os jogos. Felizmente. Mas foi um acaso. E não será por mesmo assim ganharmos os jogos que deixaremos de contestar os erros grosseiros das arbitragens.
Caro último anónimo: sabe, de facto, quando você fala de erros que beneficiaram o Sporting, fala de factos ocorridos há alguns anos. Ora o Ricardo não está no Sporting faz agora duas temporadas. Não me recordo desse lance, mas é evidente que, por vezes, beneficiam o Sporting. Se isso acontecer, volte cá que lhe garanto que dou a minha opinião sincera e desapaixonada.
Mas sabe, parece-me estranho que uma equipa que, na Taça Uefa, que é uma espécie de segunda divisão da Europa, em 4 jogos faça apenas 1 ponto e seja líder de um campeonato com equipas que estão ainda na Liga Milionária dos Campeões Europeus...não acha?

luis cirilo disse...

A arbitragem de paulo baptista insere-se num plano de salvação do moribundo.
Depois de derrotado na trofa, enão levou mais porque não calhou,o "sistema" tinha de dar a mão ao Benfica.
E deu !
Em Guimarães,para a taça da liga,foi uma grande penalidade escandalosa que lhe foi perdoada a par dos luisoes e davids luis darem quanta pancada quiseram.
Agora com o braga este verdadeiro roubo de igreja.
Em quatro dias pelos menos 5 erros graves da arbitragem sempre a favôr do SLB.
Sempre !
E não me venham com o slb-nacional e o erro do pedro henriques.
O que é um erro num jogo comparado com cinco em dois jogos ?
Não tenhamos medo das palavras.
O sistema favorece o slb de forma tão clara quanto vergonhosa.
O que já nem é novidade.

Anónimo disse...

http://uk.youtube.com/watch?v=VXGte8AGWqU

ca esta o lance de que falo para reavivar fracas e tendenciosas memorias.
ja este ano vi o sporting ser beneficiado bem como os outros dois grandes. insisto que nao ha sistema como muitos pretendem defender que ha para justificar eventuais fracassos.
ca estarei para o assinalar da proxima vez que acontecer. desapaixonadamente.

em relaçao a liderança duma equipa que esta(va) na taça uefa justifico-o como sendo competiçoes completamente distintas, em que numa o benfica tem sido regular e noutra nao o foi como se esperava.
para lhe mostrar que nao faz qualquer sentido essa justificaçao, no ano em que o benfica foi aos 4ºs da champions, e nao passou por um falhanço ESCANDALOSO do simao diante do barça numa eliminatoria em que mostrou que nesse ano estava com confiança para se bater com os colossos europeus, ficou em 3º lugar, atras de uma equipa que nao vi na champions chamada sporting lisbon.

Bruno Ferreira Costa disse...

Para os mais desatentos...há coisas fantásticas não há? Ontem o golo que deu a vitória ao Sporting goi legal nas regras da equipe de arbitragem liderada por Jorge Sousa.
É impressionante como os árbitros falham para todos os lados.

Anónimo disse...

e ca estou eu outra vez, nem de proposito, no dia seguinte a nossa discussao o sporting ganha um jogo por 1-0 com um golo mal validado.
agora ja nao ha posts obviamente, aqui esta a prova que nao ha sistema, os arbitros sao muitos maus mas é para todos.

http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1231973434&archive=&start_from=&ucat=39&