terça-feira, 13 de janeiro de 2009

O melhor do Mundo


Cristiano Ronaldo nasceu pobre, mas cedo revelou os seus dotes, extraordinários, de controlar e driblar a bola. Veio para a formação do Sporting que lhe permitiu continuar a progredir a seguir, no caminho certo, rumo ao seu grande objectivo, que era melhorar o seu futebol e ter a legítima esperança de chegar ao top of the tops do futebol mundial.
O que CR conseguiu deve-o ao Sporting, em parte, mas a si mesmo, porque se não fosse o seu esforço constante, a sua vontade de treinar mais e melhor de forma a poder exigir mais de si próprio e a aplicação, nos limites, durante os treinos, Cristiano seria, hoje, mais um jogador português, igual a tantos outros.
O que Ronaldo conseguiu no ano passado está apenas ao alcance dos fora-de-série e é resultado de muitos anos de trabalho. Sendo um extremo, marcou 42 golos e foi a estrela máxima de uma equipa que venceu a Liga Inglesa e, muito graças a Ronaldo, o todo-poderoso Manchester United foi campeão europeu e campeão do mundo.
Vi talvez 90/95% dos jogos do Man Utd na época passada, porque ver Cristiano Ronaldo jogar à bola, driblar, chutar os livres ao cantinho era uma alegria enorme e aquelas horas que passei em frente à televisão a ver aqueles jogos não foram tempo perdido.
Jogou o EURO com um dedo partido, tendo sido operado. Está, naturalmente, ainda, neste momento a recuperar a forma (dificilmente atingível, do ano passado) e a confiança.
Em suma, Cristiano Ronaldo não é uma pessoa normal. É um rapaz, que nasceu pobre, e que o que conseguiu deve-o muito a si próprio. Foi formado no Sporting e é português. E, por isso, é uma alegria e um orgulho enormes poder dizer que o Melhor Jogador do Mundo é português. E tem coração verde e branco.
Lionel Messi é também um fora-de-série. É também fantástico poder ver Messi jogar à bola, porque ele é capaz de ser um jogador que, sozinho, vai a um Campeonato do Mundo e traz a taça. O seu nível é difícil de ser atingido e reconheço que, neste momento (e não na época que passou, à qual se refere o prémio), Messi joga o melhor dos melhores futebóis que se joga no Mundo. Será muito difícil Ronaldo voltar a estar ao nível do ano passado e, neste ano, ao nível de Messi. Mas confesso, se eu votasse, votaria sempre em Cristiano Ronaldo. E por duas razões fundamentais: porque ele é sportinguista e porque é português.
Num Mundo tão grande, um país tão pequeno como Portugal, com tão poucos exemplos de sucesso a este nível, só pode estar orgulho de ver e ouvir dizer, pelo mundo fora, que o melhor jogador do mundo é Cristiano Ronaldo, de Portugal.
Quanto ao Sporting, importa dizer que, de facto, a sua formação tem certificado de garantia: em 8 anos, o Sporting formou 1/4 dos jogadores que receberam o estatuto de melhor do Mundo. Gostava muito de ouvir Ronaldo dizer, também ele e um dia, que gostava de voltar ao Sporting...mas para ser campeão. Era uma alegria enorme que proporcionava aos que o ajudaram a chegar onde ontem finalmente conseguiu.

2 comentários:

Anónimo disse...

o ronaldo chegou onde chegou por causa do manchester e nao por causa do sporting, nao duvides que se nao tivesse ido para manchester ser treinado por Sir Alex Ferguson tinha-se perdido como aconteceu com alguns outros que o sporting formou (viana, quaresma, etc). nao digo que nao chegasse la, mas seria muito mais complicado tê-lo feito atraves dum começo internacional num real madrid ou dum barça (bem sei que o figo la chegou, mas como disse foi por um caminho muito mais longo). realmente é pena nao haver dinheiro em portugal para que a progressao destes jovens ate ao topo seja feita ca e, tomando isto como um facto, é pena que nao haja muitos treinadores como Sir Alex Ferguson nem muitos Man Utd's para potenciar jovens como o Cristiano Ronaldo foi potenciado.

António Lopes da Costa disse...

Eu não disse que Ronaldo está onde está só por causa do Sporting. A verdade é que se não fosse o Sporting a ir buscar o Cristiano a um mini-clube da Madeira, certamente que não estaria no Manchester, não tinha tido o sucesso que tem tido e não seria o melhor do mundo.
Quanto ao que diz sobre os jovens, julgo que esse deverá ser o caminho a seguir. Por exemplo, penso que deveria ser obrigatório que, pelo menos na Taça da Liga, os clubes tivessem de convocar sempre um determinado número de jogadores júniores da sua formação. Seria só um passo, mas seria dado no caminho certo.