sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Tendências 2009


O ano que começou há 16 dias tem revelado, desde o início, algumas tendências.
Desde logo, estes 16 dias ajudaram a pôr a nu tudo aquilo que o Governo, devidamente apoiado pelo Partido Socialista, vinha dizendo.
Afinal, as contas públicas não estão em ordem. Afinal, os efeitos da crise vão mesmo atingir (e de que maneira!) o nosso país. Afinal, aquele Orçamento de Estado mesmo obra de ficção.
O Governo, ao prever o défice para 2009 nos 3,9% e o desemprego nos 8,5% está a fazer uma simples constatação de que, durante o tempo que passou, não falou verdade e não cumpriu com os objectivos.
2009, como o fim de 2008, tem dado razão a Ferreira Leite em tudo(!) o que a líder social-democrata afirmou, criticou e propôs até agora. Só faltará mesmo ouvir os socialistas dizerem que "o país não tem dinheiro para nada"...
Assim sendo, em 2009, o país começa a caír na realidade. E a realidade de hoje é aquela que o Primeiro-Ministro não quis ver, falando sempre do país no papel de Alice no país das maravilhas.
Por isso, com toda a justiça, o PS, a 9 ou 10 meses das eleições já desce nas sondagens e já perdeu a maioria absoluta. O PSD começa agora a subir. E esta tendência é visível e acontece por uma única razão: porque o PSD, na voz da sua líder, sempre teve a razão do seu lado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Julgo que neste momento o factor mais importante para que o PSD ganhe as eleições passa, sem dúvida, por exigir, repito, exigir que a maior parte da comunicação social deixe de fazer o jogo "propagandístico" do Sr. Pinto de Sousa. De outro modo ele continuará a aparecer com o papel de salvador da pátria, perdão, eu queria dizer de "Grande Timoneiro"...

Cumprimentos.

C

Luis Melo disse...

Durante estas últimas semanas tem-se falado muito na possibilidade de Manuela Ferreira Leite, líder do PSD, se demitir por causa de umas sondagens que têm sido publicadas e que não têm tido resultados muito favoráveis ao maior partido da oposição.

Tal como já referi aqui, as sondagens têm sido instrumentos do "sistema", e têm sido encomendadas para tentarem evitar ou descredibilizar candidaturas. As sodagens feitas por encomenda têm como objectivo atirar areia aos olhos das pessoas, mas elas apenas enganam os próprios, ou seja, os que as encomendaram.

Querem uma sondagem verdadeira? Hoje, tive a oportunidade de ouvir o Fórum TSF sobre o tema "as promessas que Sócrates fez na sua moção para a próxima legislatura". Durante 90 minutos cerca de 50 pessoas falaram e apenas 1 disse que acreditava neste governo e continuaria a votar PS.

As outras pessoas, desde engenheiros, desempregados, taxistas ou empresários, de Vila Real a Faro e da Guarda até Setúbal, todas disseram que o PM era mentiroso, era incompetente, não tinha crédito. E por isso votariam noutros partidos em 2009. Querem melhor sondagem? Oposição 98% - PS 2%