segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

O debate público


Na semana passada, como tem vindo sendo o hábito da líder do PSD, Manuela Ferreira Leite falou publicamente, em directo (para quem quis transmitir), aos portugueses, fazendo um retrato da situação actual do país. Falou verdade, apresentou propostas alternativas, criticando as políticas do Governo.
Nessa conferência de imprensa, desafiou publicamente José Sócrates para um debate, público, sobre a difícil conjuntura actual com que se depara o País.
José Sócrates deixou caír a máscara na entrevista que lhe correu manifestamente mal, dada a uma televisão privada. Pôs os pés pelas mãos, refugiou-se na demagogia e na retórica para não responder às perguntas mais difíceis, como sempre tem feito nos debates quinzenais na Assembleia da República.
Quanto ao desafio público, cara-a-cara com a líder da oposição, Sócrates teve medo, fugiu e escondeu-se. Porque, com verdade, ele sabe que mentiu aos portugueses, que não estava preparado para o cenário actual do País e que não ouviu sequer os conselhos de Ferreira Leite sobre aquilo que devia ter sido feito e em que momento deveriam ter sido tomadas as medidas. Nesse aspecto, o tempo deu razão à líder do PSD.
O Primeiro-Ministro não teve a coragem de aparecer e mandou um dos seus ministros recusar o convite para o tal debate público, a dois, que o País quer e precisa de ter.
Na Assembleia, esse mesmo ministro preferiu dirigir insultos e críticas pessoais ao líder parlamentar do PSD a responder às propostas da oposição. Para isso, perdeu toda a dignidade, assumindo uma postura pouco digna de um político, de um discurso parlamentar, tendo as suas palavras ultrapassado todos os limites, resvalando para o domínio do grosseiro e da má-educação.
Depois disto, Sócrates vai, outra vez, fingir que não ouviu o desafio nem as propostas alternativas da oposição. Vai voltar a dizer que o seu caminho é o único possível e que a oposição não tem propostas diferentes.
Ora, o que fica nos registos é que Manuela Ferreira Leite, como tem sido hábito, não se escondeu numa mentirosa estratégia do silêncio e falou, apresentou medidas e desafiou o Primeiro-Ministro. Mas este teve medo e não aceitou.
Depois de tanta mentira, por que razão continua Sócrates a não querer responder às perguntas que os portugueses querem que lhe sejam colocadas? Por que razão foge e se esconde? Por que razão continua a não querer dar aos portugueses a verdadeira percepção daquela que é a realidade nacional?
Ora, os portugueses não são burros. Sabem quais são as propostas alternativas do PSD. Sabem que o PSD tem feito as perguntas certas nos momentos e locais correctos para serem feitas. Sabem que o PSD chegou ao ponto de pedir um debate público com José Sócrates. E sabem também que foi Sócrates que não quis ouvir, foi Sócrates que não quis responder, foi Sócrates que não quis aparecer.
A altura é de prestar contas. Quanto tempo mais temos de ouvir o Governo remeter as suas responsabilidades para aquele (curto) período em que o PSD esteve no poder ou para a conjuntura internacional?
A realidade é essa. A escolha caberá, como sempre, aos portugueses. E não tenho dúvida que os portugueses farão a escolha certa.

1 comentário:

Luis Melo disse...

Manuela Ferreira Leite desafiou José Sócrates para um debate público a dois, com o objectivo de discutir a crise económica e encontrar as melhores soluções para a superar. Isto, depois de o Banco Portugal anunciar que houve recessão técnica na segunda metade de 2008 e que vai ser de 0,8% em 2009.

Em resposta, o Ministro da Informação, Mohammed Saeed Al-Sahhaf... perdão... O Ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, recusou a realização desse frente-a-frente dizendo que as explicações e debates são feitos na Assembleia da República quinzenalmente.

Com um tom jocoso e de mau gosto, Santos Silva disse ainda que o governo não tem culpa que Ferreira Leite não seja deputada do PSD. Ora, se é na AR que o debate deve ser feito e as explicações devem ser dadas, porque é que José Sócrates pediu (urgentemente) uma entrevista á SIC nesta semana?

em Mudar Portugal?