quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Matraquilho ou pingolim?


Há certas notícias que me deixam desinspirado.
Por isso, hoje o assunto que trago à baila tem um contra: é a pior altura possível para o trazer para debate. Porque há assuntos prioritários, que nos deixam, a todos, tristes e preocupados.
Escrevo hoje sobre a convocatória de jogadores brasileiros para as selecções nacionais, para dizer uma coisa muito simples: o jornal OJOGO faz uma sondagem on-line em que pergunta se Liedson e Paulo Assunção devem ser convocados para a selecção nacional, sim, não ou qual dos dois. Ora a minha posição é muito clara: nem um nem outro.
Fui contra as convocatórias de Deco e de Pepe. É verdade que são dois jogadores de top, mais-valias para qualquer equipe de futebol e gostava, certamente, de os ver jogar em Portugal e, se possível, no meu Sporting. Na selecção a coisa é bem diferente, porque a selecção nacional é isso mesmo, ou seja, a escolha dos melhores jogadores portugueses para representar o País.
Estes jogadores podem ter nacionalidade portuguesa e a lei diz-nos que não há portugueses de primeira nem portugueses de segunda. Mas, para mim, no futebol, continua a haver o que é português de Portugal e o que é português do Brasil. E a selecção deve ser o objectivo máximo dos jogadores portugueses de Portugal.
Sempre que falo deste assunto, cito Jesualdo Ferreira quando disse que "ninguém pensa o futebol português". Querem cortar as pernas aos jogadores portugueses? Querem deixar de promover a formação de jovens atletas portugueses? Então convoquem quem quiserem. Que eu continuarei a defender o que é português de Portugal, que merece ser trabalhado, melhorado e estimulado.
Não há bons defesas centrais, trincos, números 10, avançados? Apostem nos jovens!
Parece que até no futebol querem hipotecar a vida à juventude...

1 comentário:

luis cirilo disse...

Estamos totalmente de acordo.
A selecção deve traduzir a realidade do nosso futebol e não cosmetizá-la para elhor através de uns brasileiros.
Acho que as naturalização de jogadores para jogarem nas selecções vai dar cabo delas.
Também não concordo,embora os ache excelentes jogadores(especialmente o DECO),com as naturalizações já feitas.
Se agora vierem mais dois,e depois outros dois,passamos a ter um combinado luso-brasileiro.
E para ver esse não atravesso a rua.
Em tempo: Rui Patricio,Eduardo,Beto,Daniel Fernandes,Moreira são excelentes guarda redes com classe para a nossa selecção.
Ok,não são Vitor Baia ou Vitor Damas os melhores que vi jogar,mas são bons.
Com esta palermice das naturalizações não tarda nada a aparecer por aí um "cara" para jogar na baliza da selecção.
Sorte o Helton já ter jogado pelo Brasil senão...