domingo, 25 de janeiro de 2009

Linhas tortas



Mais uma jornada, mais jogos cheios de emoção, mais boas fintas, bons golos e, claro, lances polémicos.
O Benfica empata a zeros num jogo pobre no Restelo, sem grande histórica e sem golos.
O Porto venceu em Braga, num terreno muito difícil, sendo que o golo que abriu o marcador na sequência de lance de claro fora-de-jogo. Nesse momento, o domínio completo dos bracarenses foi beliscado irregularmente e foi passo decisivo para a vitória do Porto.
Na Choupana, um critério estranho do árbitro, que viu um penalty quando Néné aproveitou um encosto de Abel. Mas um lance na área do Nacional não foi punido da mesma forma e o traumatismo craniano de Vukcevic não foi suficiente para que o árbitro assinalasse o castigo máximo. Se fosse seguido o mesmo critério, teria de ser marcada a grande penalidade e o Sporting seria hoje líder isolado da Liga.
O que digo é que se o penalty a favor do Nacional é assinalado, o lance de lesionou Vukcevic deveria ser punido da mesma forma. Porque em situações semelhantes, o árbitro marcou contra o Sporting, mas não marcou a favor.
Independentemente da classificação, o Sporting voltou a demonstrar dentro das quatro linhas que é a melhor equipa portuguesa e a que mais merece sagrar-se campeã nacional esta época.
Quanto ao Sporting de Braga, que pratica um futebol muitíssimo atractivo, depois de ser prejudicado na Luz, voltou a sê-lo ontem contra o FC Porto. Onde será que estaria o Braga se as arbitragens fossem tão boas como o futebol que o Braga pratica?
A continuar assim, os adeptos vão mesmo continuar a aderir ao convite de Vitor Pereira, vendo os jogos em casa, deixando os estádios às moscas.

4 comentários:

Anónimo disse...

ponto 1 se dizes que o jogo do benfica nao teve casos é porque nao o viste. eu vi dois penaltys nao assinalados, um sobre yebda e outro sobre suazo. so porque o suazo nao caiu quando foi tocado e ainda acho que coneguia fazer o golo o julio cesar nao deixa de lhe ter tocado dentro da area.
em relaçao ao sporting obvio q o penalty assinalado contra o sporting é duvidoso, embora ja tinha visto MUITOS serem marcados sobre liedson, jardel, romagnoli, joao vieira pinto, etc por menor duvida ainda. nao vale a pena falar do traumatismo do vuk porque todos sabemos que aquele sim foi um lance normal do futebol, um salto para a bola onde houve contacto meramente culposo por parte do defesa. realmente é escandalosa a maneira de analisar os lances por partes dos sportinguistas.

EM RELAÇAO AO PORTO É QUE SE ME PERMITES PROPONHO UM POST SOBREA A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO, É REALMENTE ESCANDALOSO O QUE SE PASSOU E O QUE SE ANDA A PASSAR. O PORTO JOGOU COM 17 JOGADORES CONTRA 8 DO BRAGA. PELO PORTO JOGARAM OS JOGADORES DE AZUL, O TRIO DE ARBITRAGEM E AINDA LUIS AGUIAR, RENTERIA E ALAN QUE TAVAM DE VERMELHO. É UM ESCANDALO O CONTROLO DO FCP QUE AGORA SE ALARGOU AO RIO AVE, CONTRATANDO O SEU MELHOR JOGADOR (MAS SO PARA O ANO PARA ELE AINDA PODER ENTERRAR OU NAO OS DEFRONTAR ESTE ANO)

António Lopes da Costa disse...

Não me venha com penalties no jogo do Benfica, porque eu vi os 90 minutos.
O que eu disse relativamente ao Sporting não é que eu ache que o lance do Vuk é penalty. Só que, comparando com o primeiro e assumindo o mesmo critério, teria de ser marcado. Porque é mais penalty o de vuk do que o outro. Se a bola tivesse entrado, o Sporting perderia 2-1.
Quanto ao Porto, escrevi algo semelhante relativamente ao Vitória de Setúbal, que se alastra ao Braga, ao Rio Ave e a várias outras equipas. É assim o futebol português.

Anónimo disse...

peço desculpa mas vou ter q insistir para ver de novo o belenenses benfica para ver com olhos imparciais os penaltys sobre hassan yebda e david suazo...

António Lopes da Costa disse...

E volto a dizer que o do David Suazo não deixa dúvida, até porque ele atirou-se para o chão dois ou três metros depois de um contacto que não chegou a existir.
Há, sim, um agarrão, num outro lance, à entrada da grande área, que daria lugar à marcação de um livre.
Quanto ao penalty do Yebda, convido-o eu a si para ver todos os jogos de todas as ligas. Repare na quantidade de lances daqueles. No dia em for marcado um, então teremos muitos mais penalties nos jogos. Porque lances daqueles há com frequência e não me lembro de ver um árbitro marcar um penalty por um contacto deste tipo. Por isso, não me diga que foi por causa desse lance que o Benfica não ganhou. Não ganharam porque não foram melhores, porque não criaram oportunidades suficientes. Como diz o Quique, porque "o rendimento foi zero".