quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

H1N1


A Gripe A não é o fim do mundo.
Não é.
As pessoas sobrevalorizam esta que é, segundo muitos dizem, uma gripe normal.
Porque tanto morrem pessoas com gripe A como pessoas com gripe normal. Mas, regra geral, qualquer gripe se cura com alguns dias de repouso e medicação.
Mas o contágio na Gripe A é superior ao que existe numa gripe comum. Os anúncios televisivos explicam isso bem!
Assim sendo, é comum que uma pessoa fique contagiada pela Gripe A na sua faculdade, em espaços (sobretudo os fechados) que frequenta, no seu local de trabalho, etc.!
Provavelmente, bastará cumprimentar um doente com a gripe A para ficar, logo, contagiado.
Todavia, não haveria, ainda assim, grande problema. Porque, segundo se diz, a gripe A, numa regral geral, cura-se tal como se cura uma gripe normal.
O problema, neste ponto, são os grupos de risco: menores de dois anos, pessoas com SIDA, pessoas com doenças crónicas, jovens, grávidas e idosos, por exemplo.
Não sei se isso justifica que se fechem escolas ou grandes estabelecimentos públicos (ou privados) por causa da gripe A, porque, como comecei este texto, a gripe A não é o fim do mundo.
A questão é que, do ponto de vista dos grupos de risco, a vacinação não é vista como sendo segura. Existem pessoas com conhecimentos médicos que nem sequer recomendam a vacina.
E assim, uma pessoa comum, contagiada pela gripe A num espaço público (um café, uma loja, o local de trabalho, a faculdade, etc.) pode pôr em causa a saúde ou mesmo a vida de uma grávida ou de um menor de dois anos de quem é familiar.
Em suma, não sendo o fim do mundo, o que é certo é que, nem de perto nem de longe, está a ser feita uma luta contra o contágio da gripe. E aí está um ponto que merece ser discutido pela opinião pública portuguesa, sem ironias nem graçolas de comentadores ou jornalistas que só acabarão no dia em que forem, também eles, contagiados pelo H1N1 ou, num caso mais extremo (mas não impossível), no dia em que esse vírus puser em causa a saúde ou a vida de alguém que lhes é próximo.
É que eu sempre ouvi dizer que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar. E que com a saúde não se brinca.

2 comentários:

PEDRO QUARTIN GRAÇA disse...

Bem escrito!

regina disse...

...com a saúde não se brinca...oito ou nove dias de repouso e medicação resolvem sem problema a gripe A!
Beijinhos