quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

O Titanic


Uma história eterna é aquela que conta o naufrágio do Titanic.
Que relata a história de um Comandante Smith, do Primeiro Oficial William Murdoch e de um Segundo Oficial, que se chamava Charles Lightoller.
O Comandante Smith foi aquele que recebeu primeiro os avisos da presença de um icebergue e ordenou que fosse reforçada a vigia.
Os vigias Frederick Fleet e Reginald Lee aperceberam-se da uma sombra mais escura do que o resto do mar e só muito tarde conseguiram entender que se tratava de um icebergue.
Minutos depois, esse magnífico navio embateu no icebergue e naufragou.
Mudemos os nomes a esta história. Mudemos Smith por Sócrates, Frederick Fleet por Teixeira dos Santos e Reginald Lee por Manuel Pinho. Mudemos o Murdoch por Santos Silva e o Lightoller por Mário Lino. Mudemos o que quisermos mudar.
Mas mantenhamos todos os epidódios: um aviso que chegou a tempo, incompetência por parte dos vigias, incapacidade por parte de quem ía ao leme e o final da história é exactamente o mesmo: o trágico afundar do navio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Um exercício útil seria o de dar os nomes dos titaniqueres a alguns PSD's. Tb aqui há quem queira ver o 'navio' afundado, por ordens externas e por pura incompetência.

E não esquecer que a aparente falta de lógica das decisões do comandante do Titanic, foram provocadas por ordens da companhia de navegação que queria arrebatar a flâmula azul...