sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Não tivemos sorte


Não concordo nada com aquela ideia de que não há jogos fáceis. Porque há jogos muito mais fáceis do que outros.
O facto de Portugal ter ficado num grupo com o Brasil e Costa do Marfim, a priori, poderia não ser uma má notícia, pois, dando de barato que venceremos com relativa facilidade o jogo frente à selecção norte-coreana, uma vitória contra a Costa do Marfim seria suficiente para seguir em frente no Campeonato do Mundo.
Contudo, o grupo de Portugal (grupo G) cruza com o grupo de Espanha (grupo H) e isto quer dizer que Portugal, em princípio, terá de ficar em primeiro lugar para evitar os nossos vizinhos nos oitavos-de-final. Isto, partindo também do princípio de que a selecção espanhola (campeã europeia) irá terminar a primeira fase como líder do grupo. Porque não acredito que a Espanha não vença num grupo que tem as Honduras, o Chile e a Suíça.
Para ficar em primeiro lugar, Portugal deverá ter de vencer os três jogos ou vencer os seus jogos com a Coreia do Norte e Costa do Marfim com uma margem de golos superior à dos brasileiros e empatar com o Brasil.
São apenas cenários. Possíveis. E prováveis.
Fazer quatro jogos no mundial em que dois são contra Brasil e Espanha (possivelmente os dois maiores candidatos à vitória na competição) seria, de facto, a pior notícia que nós, portugueses, poderiamos receber. A não ser que a nossa selecção demonstre uma qualidade de futebol e uma eficácia que, ao longo deste apuramento tirado a ferros, nunca conseguiu alcançar, e consiga uma de duas soluções para este problema: ou vence o grupo em primeiro lugar e evita o confronto com Espanha ou fica com o segundo posto do grupo e elimina os espanhóis.
O seleccionador nacional fez questão de afirmar e repetir que somos candidatos à vitória no Campeonato do Mundo. Na minha opinião, a fasquia está (demasiado) alta. Mas, para ser possível sonhar, resta-nos esperar que aqueles que forem convocados para ir à África do Sul entrem em campo com o espírito que Hugo Almeida hoje revelou: quem quer ganhar não pode temer os adversários.

3 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Bem

Era bom vencer os dois primeiros jogos e o Brasil empatar com a Costa do Marfim

E assim so necessitavamos de um empate contra os brasileiros

É o grupo da morte. Tive a ver a BBC e eles disseram que era um grupo espectacular.
Sempre nos habituamos a que os outros estivessem no grupo da morte. Agora calhou-nos a nós a fava.

É uma boa oportunidade para mostrarmos qualidade ao Mundo do Futebol.
Relembro que em 66 vencemos o Brasil na unica vez que os defrontamos em Mundiais.
Estou certo que isso se repetirá.
até porque nós temos 3 jogadores que irão ter motivação extra.

Estou confiante.
Vai ser um grupo equilibrado e a Coreia do norte pode ter um papel decisivo, até porque são relativamente desconhecidos.

Anónimo disse...

acho que se joga sempre melhor nas grandes competiçoes que nos respectivos apuramentos. pelo menos com portugal tem sido assim ultimamente.

esperemos

JOSÉ HENRIQUES disse...

Teremos de ganhar da Coreia a da Costa do Marfim porque do Brasil é praticamente impossível. Da Espanha não devemos ter medo porque costuma amarelar em fases agudas das competições.Tem boa equipa mas não demonstra confiança. Vide copa das confederações