sexta-feira, 18 de março de 2011

As lagartixas (e os jacarés)


"9. Tenho uma perspectiva de movimentos como o de 12 de Março: penso que qualquer movimento regenerador em democracia passa pelos partidos, a ida a eleições, e a escolha feita no voto, e não embarco em "democracias directas" nem tecnologicamente conduzidas. E por isso a minha opinião depende da resposta à seguinte pergunta: será que a manifestação de 12 de Março afasta do poder as personagens que hoje controlam os aparelhos partidários, controlam secções gigantes cacicadas, estão à frente de sindicatos de voto, e daí retiram poder nacional ou autárquico, controlam as lideranças e as escolhas de lugares, e que são corruptas como quem respira?
10. A resposta é não. Algumas dessas personagens estão já muito contentes à espera do seu lugar de ministro e de secretário de Estado, e, os favores que prestam às lideranças que eles próprios fabricam, serão certamente pagos. E o mais provável é que lá cheguem mesmo, empurrados também pelas ambiguidades do 12 de Março. A gente séria que quer mudar, essa não tem votos nem dentro dos partidos nem fora, se falar verdade."

José Pacheco Pereira, A lagartixa e o jacaré, págs. 8 e 9, SÁBADO de 17 a 23 de Março de 2011

2 comentários:

BuBu disse...

Pois é uma perspectiva, se se afastarem esses cábulas políticos, para quem o dinheiro público se esvai como fumo no ar.
Quem a tempo e horas surgirá do nada e quererá aceitar responsabilidades por medidas impopulares
E personagens dessas que aspiram ao poder pelo poder são pouco simpáticas e muito perigosas para os restantes jogadores políticos
Apareceram uns quantos messias desse tipo
em 1918 1926 1974 1975 1980 e tais

infelizmente algumas delas ainda estão vivas

João Santos disse...

E quem é que em Lisboa, trouxe os pais d' «as personagens que hoje controlam os aparelhos partidários, controlam secções gigantes cacicadas, estão à frente de sindicatos de voto, e daí retiram poder nacional ou autárquico...»?
Pois é, foi o Pacheco...