segunda-feira, 7 de março de 2011

A grande mentira do jornal "A BOLA"*


A primeira página do jornal "A BOLA" de hoje é uma vergonha.
Naquele jornal, não está escrito que Jorge Jesus mexeu mal na equipa, fazendo descansar alguns jogadores neste jogo decisivo. Nem se faz uma única referência ao monumental frango de Roberto, que levou um "chapéu" de dezenas de metros, de uma bola que vinha de muito perto da linha lateral.
Fala-se apenas do árbitro, o mesmo que Jorge Jesus tentou pressionar antes deste jogo.
Ou seja, a primeira página do diário não-oficial do Benfica apresenta hoje uma grande mentira.
O Benfica não vai ser campeão porque tem 11 pontos de atraso, porque Jesus mexeu mal, porque o guarda-redes é um frango que custou caro, porque Cardozo continua a falhar golos certos junto à linha e porque a estrelinha da sorte, que lhes tem valido, deixou de brilhar, para o Benfica, em Braga.
O Benfica não seria campeão, se tivesse vencido em Braga. E não vai ser campeão, agora depois de ter perdido por culpa própria.
Apenas se compreende a primeira página deste jornal tendo em conta o facto de, depois de se terem feito algumas contas, haver o risco sério de ver o FC Porto vir ser consagrado, como justo campeão nacional, no estádio da Luz.
Mas deviam ter feito essas contas antes do jogo. Os jogadores do Braga e os adeptos da equipa daquela cidade não merecem que um jornal desportivo nacional, depois de uma vitória num jogo importante, tire o mérito àquela gente.
Pelo que o Braga já fez pelo futebol português, estando, na Liga Europa, onde o Sporting não teve capacidade e qualidade para estar, com três vitórias na Liga dos Campeões, este Braga nada deve, portanto, a este Benfica.
Seja feita justiça também nos jornais. O Benfica, tal como o Sporting, perdeu este campeonato por culpa própria. Perdeu-o nas primeiras jornadas, depois de vários frangos do guarda-redes. E a esperança acabou depois de outro frango deste. Carlos Xistra, nestas circunstâncias, não tem culpa.
Quem estava a 8 pontos do primeiro e passou para 11, a já poucas jornadas do fim, não pode responsabilizar terceiros pelo falhanço.
Não o pode, o Benfica. Mas menos o pode, o jornal "A Bola", que não deve ser do Benfica e que deve tratar, com isenção, todos os clubes deste país que adora o futebol.

* Para não publicitar o jornal desportivo em causa, decidi partilhar um vídeo que sustenta os argumentos que utilizei neste texto, "roubado" da página do Facebook do sportinguista Nuno Mourão.

1 comentário:

Martinho Sousa disse...

Os adeptos do clube daquela cidade são uns arruaceiros. Bolas de golfe, isquieros, até o speaker cantava músicas contra o Benfica. Quando o Saviola marcou a claque do braga foi para cima dos adeptos do Benfica. Para mim não merecem qualquer consideração, e fiquei chateado com o jogo, não tanto por termos perdido o campeonato, mas porque aqueles nojentos não merecem ganhar nada, muito menos a alegria de ganhar ao Benfica.
Mesmo admitindo-se a expulsão do Javi, que não é clara, a falta é a favor do Benfica uma vez que o porco do Alan abalroou o Javi. Já agora deixo aqui um link que talvez te veja ver as coisas de outra maneira: http://videos.sapo.pt/6lohp55QgI8L6KSrsPFl