domingo, 30 de setembro de 2007

Benfica 0 - 0 Sporting


Este sábado ficou marcado por mais uma ida ao Estádio da Luz.

1 - A ida

Chovia a potes. As claques e os adeptos fizeram o trajecto, mais uma vez, a pé, como é, de resto, tradição. Mas não se compreende o facto de não haver uma alternativa para que os adeptos do Sporting que queiram ir em conjunto com os outros e com as claques possam ir em segurança ver o jogo na casa do eterno rival. Há transportes públicos. Por exemplo, dá para ir de Alvalade para a Luz, facilmente, de autocarro ou de metro. Mas não. Fomos a pé e chegámos ao estádio todos encharcados, situação que se podia evitar, se houvesse uma solução alternativa. Mas não há. É uma falta de respeito para os adeptos. Vi pessoas de idade, que queriam tradicionalmente ir ver o jogo na companhia dos outros adeptos do Sporting. Vi casais com filhos, que andaram à chuva num percurso que demora perto de 40 minutos. Ainda por cima, as claques do Sporting já se legalizaram, mas, mesmo assim, não se notam grandes diferenças entre as claques legais e as que ainda não se legalizaram.

2 - A chegada
Chegámos às imediações do Estádio da Luz por volta das 5 e meia da tarde. Eu estava nas filas da frente e fui dos dez primeiros a entrar. Mesmo assim, à chuva, estive 15 minutos. Ninguém percebeu porquê, até porque não havia ainda muitos adeptos do Benfica ali. Os perto de 2000 adeptos do Sporting ficaram, depois do trajecto para o estádio, muito tempo lá fora. Como fui dos primeiros a entrar, o meu sacrifício foi menor, mas, mesmo assim, quando cheguei ao estádio, os meus ténis pareciam esponjas cheias de água, as minhas calças colavam às pernas e tive de tirar o casaco, porque estava encharcado. Tudo pelas razões que já apontei. Era desnecessário, até porque se se construiram estes estádios é para que haja melhores condições e mais conforto. Mas não. Neste sábado aconteceu tudo ao contrário

3 - A espera pelo jogo
Durante algum tempo, os sector dos adeptos do Sporting era o único que estava mais composto. A espera pelo jogo caracterizou-se pela tranquilidade entre a massa associativa do Sporting, o espírito da curva e o desconforto(frio!). Durante hora e meia, os adeptos do Sporting foram aquecendo as gargantas, fazendo o ensaio geral para o jogo. A grande empatia entre as pessoas era visível, já que muitos destes adeptos se conhecem das claques ou das idas a alguns jogos fora de casa. O ambiente era magnífico.

4 - A águia Vitória
Para quem não sabe, sempre que vamos ao estádio da Luz, no nosso bilhete não está só incluido o preço do jogo. Temos também direito a um número de circo. É quando vem um homem com um fato de treino do Benfica, com uma águia, dizer adeus ao povo. E o povo delira com a águia. Tira fotografias e tudo! Enfim, tem sempre a sua graça. O número de circo é quando esse homem põe um bocado de carne em cima de um símbolo do Benfica e a chama para ela ir comer. Mas não se pode fazer barulho. Então, os adeptos do Sporting agitam os cachecois (porque na Luz não deixam entrar bandeiras!) e gritam tudo o que lhes vem à cabeça para a águia não caia no sítio onde deve cair. Mas depois de várias voltas, a águia lá acabou por ir comer a carne, em cima do símbolo do Benfica. O homem de fato de treino dá um salto, como se estivesse a festejar um golo no último minuto de uma final de um Campeonato do Mundo, enquanto que o público afecto ao Benfica festeja esse triunfo, que é o da águia ir comer a carne. No ano passado, no Benfica-Sporting, a águia não caiu em cima do emblema do Benfica, mas caiu na relva. Este ano parece que o número é mais eficaz, pelo que se nota, nesse aspecto, uma evolução no Benfica.

5 - Depois da águia, as Super-Águias
Sim. Os 35euros do bilhete incluem ainda dois números de dança, um antes do jogo e o outro ao intervalo. Mas não é uma dança qualquer. São várias bailarinas, vestidas à "cabaret". Durante 2 ou 3 minutos, pensei que estava a assistir a um número de strip-tease. Mas não era. Eram só bailarinas, com umas danças e umas roupas um pouco mais ousadas que o normal...

6 - O jogo

Foi um jogo disputado e aberto. Parece-me que o Sporting podia ter ganho, dado que teve mais oportunidades de golo. O Benfica não ganhou, na minha opinião, por culpa de Camacho, que não arriscou quando devia ter arriscado. As substituições eram sempre troca por troca. Não gosto de treinadores assim. Quem joga em casa tem de arriscar mais. O empate é sempre pior para o Benfica do que para o Sporting.
Ao Sporting falhou a eficácia. Djaló não está num bom momento, Liedson este perdulário e nem Tonel nem Romagnoli tiveram sorte nos remates que fizeram. No Benfica, Nuno Gomes falhou um golo incrível, atirando ao lado, com a baliza à sua mercê, num remate na pequena área. Não me lembro de outra oportunidade de golo do Benfica.
O empate é justo, na minha opinião, por duas razões. A primeira é a de que nenhuma das equipas merecia perder, pela entrega durante os 90 minutos. A segunda é a de que ninguém merecia ganhar, pelas oportunidades de golo, incrivelmente, falhadas.
Gostei muito do Celsinho. Não costumo ver o Benfica, então não conheço alguns dos seus jogadores, mas acho que DiMaria e Rui Costa foram os dois melhores. No Sporting, o melhor foi Polga. E depois, foi o Romagnoli.

7 - A arbitragem
Teve influência no resultado. O árbitro deste jogo foi o quarto árbitro do polémico Estrela - Benfica da semana passada. Nesse jogo, um jogador do Estrela levou com a bola na cabeça e o fiscal de linha deu ordens para a marcação de grande penalidade a favor do Benfica. Agora, o mesmo aconteceu quando Katsouranis cortou a bola com a mão dentro da área do Benfica. Era penalty contra o Benfica. O fiscal assinalou, mas o árbitro não quis. Estranho, porque em 3 dias acontece o oposto. Marca-se um penalty inexistente a favor do Benfica e não se marca um penalty existente contra os encarnados.
Há, ainda, uma outra grande penalidade a favor do Sporting. Mas houve uma grande penalidade a favor do Benfica, que o árbitro não assinalou. Foi quando Moutinho derrubou Adu dentro da área. Tudo somado, se as bolas entrassem, daria 2-1 para o Sporting. Mas não foi assim...é mais um caso para que o Sporting tente perceber porque é que as leis do jogo não estão a ser cumpridas. O apito tem sorrido ao Benfica.

8 - A homenagem aos "lobos"
A selecção nacional de râguebi foi homenageada pelo Benfica. Homenagem justa. Todos os adeptos do Benfica aplaudiam a homenagem, mas o "MOMENTO" foi quando os adeptos do Sporting se aliaram a esta homenagem e cantaram o Hino Nacional. Foi um bom momento de desportivismo e de reconhecimento. Num estádio de um rival, fomos inovadores na forma de homenagear os "lobos". E ficou bem! Nós somos assim.

9 -
Para o ano há mais!
Passou-se mais um ano e já passou a ida à Luz. O Sporting já jogou contra os dois principais rivais na casa do adversário. Ainda não ganhou contra adversários directos, o que é importante que seja registado. Pela chuva, pede-se à PSP que estude uma solução alternativa para se ir à Luz, em conjunto e em segurança, sem que se tenha de "tomar um banho" antes. É um banho dispensável. A rivalidade foi o costume. Saudável. Mais um ano, e, como no ano passado, outro empate. A equipa do Sporting não esteve mal e os adeptos deram um festival nas bancadas. Mais um. Para o ano há mais!...

2 comentários:

Anónimo disse...

Hey....
Gostei do seu artigo, sim sra!
E tem razão deveria-se arranjar uma maneira de chegar ao estádio nos dias de jogo e chuva sem ter que se percorrer 40mn a pé!

Anónimo disse...

epa foste e nao disseste nada? qem eq foi contigo? para o ano vou outra vez,este ano nao foi mesmo possivel.

Abraço

Faria