quinta-feira, 20 de setembro de 2007



Para quem não sabe, o Sporting é o segundo clube da Europa com mais títulos em todas as competições. São mais de 13000. Talvez por isso seja um clube exigente e que se notabiliza, claramente, por uma mística muito forte.
Digam o que disserem, em Portugal, não há adeptos como os do Sporting. Somos exigentes com a equipa, mas acima de tudo está o espectáculo. Assim, no Sporting, sabemos ganhar, mas sabemos perder.
O Sporting é um grande clube, porque aceita a realidade. Jogar com o Manchester United é fantástico e estar na Liga dos Campeões é único. É uma oportunidade de ver os melhores jogadores do Mundo. Não tenho nenhuma vergonha em dizer que me emociono quando ouço o hino da Liga dos Campeões, em Alvalade.
O futebol português tem-se alimentado de vitórias morais. Tive a oportunidade de ver o Benfica jogar em Milão, onde foi claramente dominado por um AC Milan muito perdulário. Mas insistem em vender uma imagem falsa do clube. O Benfica não pode aspirar, neste momento, a ganhar a Liga dos Campeões. É verdade que só perderam por 2-1, mas o resultado não espelha nem de perto o que se passou.
O Sporting perdeu com o Manchester, porque o Manchester é melhor que o Sporting. Não há nenhuma vitória moral quando se perde em casa, independentemente do adversário. É óbvio que todos nós, sportinguistas, queríamos que o Sporting ganhasse, mas temos de aceitar a realidade.
O Sporting é o exemplo do que deve ser um clube moderno. Ao contrário de outros, não assobiamos os melhores jogadores portugueses que estão a jogar lá fora. São portugueses, são da nossa selecção, são uma imagem de Portugal no Mundo e só temos o dever de os aplaudir.



Cristiano Ronaldo é, para mim, o melhor jogador do Mundo. Foi formado no Sporting e partiu para o Manchester United. Mais tarde, o mesmo aconteceu com Nani. Nunca na vida assobiarei Cristiano Ronaldo. Sei as dificuldades que passou para ser a estrela que é hoje e sei a forma empenhada como vestiu a camisola do Sporting. Por isso, quando marcou o golo do Manchester em Alvalade, que fez o Sporting perder o jogo, levantei-me e aplaudi. Quando foi substituído, também me levantei, como todo o estádio, e confesso que me vieram as lágrimas aos olhos. Cristiano pediu desculpa, no momento em que marcou o golo, é sportinguista e eu não podia exigir que não o marcasse. Afinal de contas, tem a vida que tem por causa das suas fintas e dos seus golos. Tem a vida que tem, porque trabalha no duro todos os dias. Tem um bom ordenado para não falhar estes golos. Não lhe podíamos exigir outra coisa, senão que marcasse. O Sporting perdeu. E se fosse alguém a marcar, então que fosse o Cristiano ou o Nani.
Há alguns anos aplaudi, em Alvalade, o Rui Costa, quando estava no AC Milan. Irrita-me que os adeptos do Benfica, mesmo quando Cristiano já não estava em campo, o assobiem. Temos a oportunidade de ver os melhores jogadores do Mundo e não a podemos desperdiçar, estando constantemente a assobiá-los.
O Sporting foi um digno derrotado do jogo de ontem. E os sportinguistas preferem perdem com honra, do que ganhar sem justiça, contra as leis do jogo.
No Sporting não somos nem invejosos nem mesquinhos. Somos gigantes, porque temos valores importantes. Perdemos o campeonato no ano passado, com um estádio cheio a gritar, de pé, “até morrer, Sporting allez” e perdemos contra o Manchester United, sem mágoa nenhuma. Os jogadores do Sporting fizeram tudo e os ex-jogadores do Sporting fizeram o que lhes competia. Nós, adeptos, agradecemos o esforço e a dedicação dos jogadores do Sporting e não somos ingratos, porque tanto o Cristiano como o Nani deram muito ao nosso clube.
Uma nota que deixo é o facto do Manchester ter gasto perto de 80 milhões de euros em reforços, enquanto o Sporting apenas gastou 5. Curioso é o facto do Milan ter gasto menos dinheiro que o Benfica em reforços.
Pioneiros na luta pela verdade desportiva, tendo sido o Sporting que deu os primeiros passos para acabar com o “apito dourado”, somos cada vez mais o clube nobre de Lisboa e a melhor instituição desportiva de Portugal. No fim do jogo, conformados, pensamos no próximo desafio, que é contra o Vitória de Setúbal. E parabéns ao Manchester, por ter ganho o jogo…

2 comentários:

Anónimo disse...

Grande artigo...ilustra na perfeição o que eu também acho.


P.S.-Liga-me urgentemente.Preciso mesmo de saber aquilo que te perguntei ontem.Abrc

Anónimo disse...

Ronaldo, Nani, Quaresma, Figo e Simao - os jogadores que o sporting gastou fortunas para formar para depois dar aos outros clubes.

Obrigado!