quarta-feira, 5 de setembro de 2007

As elites e o exemplo


Nunca percebi bem a entrevista que Paula Teixeira da Cruz, no princípio do mês de Agosto, a um jornal. Disse, na altura, que se Luis Filipe Menezes ganhasse as directas, as elites iriam sair do PSD. Mas quais elites? Quem é a elite do PSD? Nunca entendi. Um partido político deve ser de todos os militantes e se a maior parte dos militantes entender que o melhor para o partido é a mudança, todos os militantes, incluindo as elites, devem respeitar a decisão da maioria. Isso é democracia.
Aliás, as tais elites do PSD, onde pertencem, "obviamente", Marques Mendes e Teixeira da Cruz, têm defendido, sempre, que todos os militantes devem estar unidos à volta do seu líder para criar estabilidade. Por que razão, se o líder for Luis Filipe Menezes, a opinião de Teixeira da Cruz muda? Onde está a credibilidade e a coerência?
Em relação à notícia do 24 horas, em que apareceu que o filho de Teixeira da Cruz partiu o carro ao amigo, Duarte Calheiros, que conheço e por quem tenho a maior consideração, respeito e estima, e a mãe não quis pagar, quando o filho já se tinha responsabilizado por tudo, tenho um pequeno comentário a fazer: é que, na História, sempre que há elites, estas têm que dar o exemplo. Assim como todos os políticos. Portanto, se as elites do PSD existem, se são chamadas como tal e se Paula Teixeira da Cruz se enquadra nas mesmas, a mim parece-me que esta história devia ser aproveitada para que as elites dessem o exemplo. Este não é um tema político, mas é sempre uma questão pela qual se tem de ter atenção. Não é o facto do filho ter partido o carro a um amigo, mas o facto da mãe, que é da "elite", não ter intenção de pagar os estragos que me preocupa. Porque se fala muito da credibilidade e da responsabilidade e não vejo reflexos desse discurso nas acções de certas elites do meu Partido, às quais não pertenço, nem tenciono pertencer. Porque o PSD é de todos os militantes!

2 comentários:

rei dolce disse...

caro António,

para além de gostar de futebol e ser portista(como já mostrei antes), também sou militante do PSD, há muitos anos, e sou daqueles activos, desde de colar cartazes de madrugada, ás festas, aos colóquios, seminários, reuniões, enfim já dei e continuo a dar de mim ao partido, e é por isso que vou comentar o seu post.

Tendo em conta as proximas eleições internas parece(e sei) que as coisas não andam nada bem para as duas candidaturas, as palavras azédas, as calunias, os ataques pessoais, enfim, como diz o outro, "vocês sabem do que eu estou a falar".

Felizmente não estou em nenhuma candidatura, e tenho a certeza que com o passar dos dias o cenário vai ser ainda pior.
Só lhe peço uma coisa a si e aquém esta consigo, que quer ganhem ou percam as eleições, respeitem os resultados e trabalhemos todos para o PSD, porque não tenha duvidas se surgirem demasiadas brechas, a comunicação social e os outros partidos vão saber aproveitar.
saudações sociais democratas e um abraço

Anónimo disse...

Cada vez mais me parece que uma possivel vitoria de marques mendes sera uma fraude e uma grande derrota de portugal.

Portugal quer menezes, o PSD tambem entao nao percebo para que insistir em fraudes para se ganhar uns tachos.

O pais deve 'tar sempre em primeiro lugar. Nao ha mais candidatos? Porque tiveram medo de ir a votos. Agora todos devemos apoiar o Luis Felipe Meneses.

Um abraço, Carlos Alves (militante numero 94649)