quarta-feira, 26 de setembro de 2007

O mundo ao contrário


Sempre fui a favor da Taça da Liga. Faz falta. As equipas portuguesas, para serem competitivas, têm de ter mais jogos e jogar contra adversários difíceis.
Estou de acordo com o facto de o mais fraco jogar em casa. É diferente o Fátima jogar contra o Porto no Dragão e em Fátima.
Mas a primeira eliminatória em que jogaram os grandes, esses mesmos grandes tiveram muitas dificuldades para vencer os jogos. O Fátima, recém-promovido à Liga de Honra ganhou ao campeão nacional nos penalties. Também, nos penalties, a sorte foi diferente para os rivais de Lisboa, que levaram a melhor. O Sporting conseguiu ganhar ao vigésimo penalty. O Benfica chegou aos penalties e ganhou. Não vi ainda as imagens, mas um benfiquista disse-me que o Benfica chegou ao empate (que permitiu chegar aos penalties) num golo no último minuto, num penalty mal marcado pelo árbitro.
Polémicas à parte, o grande tomba-gigantes foi o Fátima, que, heroicamente, foi David e derrubou o Golias do futebol português. É uma vitória histórica para uma equipa que cumpre a sua primeira época de sempre no futebol profissional.
O Vitória de Guimarães, adversário do Sporting, foi um digno vencido. Não teve medo de se impôr e chegou a encurralar os jogadores do Sporting no seu meio-campo. O Vitória, pelos 90 minutos, foi a equipa que mais fez para ganhar o jogo, apesar de ter tido menos oportunidades de golo do que o Sporting. Os 20 penalties fizeram-nos a todos, sportinguistas e vimaranenses, ter o nosso coração a bater ainda mais forte.
O Benfica não vi, mas sei que teve muitas, muitas dificuldades para ir ganhar à Amadora. Parece que o Porto é que foi a Fátima, mas o Benfica é que teve um penalty que caiu do céu.

Na Taça da Liga, o Porto já está fora. O Benfica e o Sporting viram-se aflitos para passar e vão-se defrontar este fim-de-semana, num jogo que, obviamente como sportinguista fanático, não falharei. O Belenenses foi eliminado pelo Portimonense, o Nacional pelo Penafiel e o Paços de Ferreira pelo Beira-Mar. As equipas da Liga de Honra levaram a melhor! Esta Taça da Liga parece estar a ser cada vez mais interessante, mais emotiva, o que fazia falta. Mas esta primeira eliminatória dos grandes foi mesmo o mundo ao contrário.

Sem comentários: