sábado, 29 de setembro de 2007

A mudança está consumada


Os militantes do PSD decidiram, está decidido. Luis Filipe Menezes é o novo líder do PPD/PSD.
A adesão às urnas foi enorme, apesar de alguns milhares de militantes, por razões quase desconhecidas, não poderem ter contribuído para esta vitória de Menezes. Mas foi uma vitória, tendo ainda em conta esse pormenor, muitíssimo expressiva.
Fui votar, ontem por volta das 7 da tarde e vi uma fila enorme. A essa hora havia já um sentimento de vitória por parte da candidatura de Luis Filipe Menezes, porque, normalmente, grande adesão é sinal mudança. Era isso que os portugueses queriam. Por exemplo, 53% dos eleitores do Grande Porto acreditam que Menezes pode chegar a Primeiro-Ministro em 2009. Os militantes souberam ouvir a vontade nacional, aderiram em massa e esta é, em primeiro lugar, uma vitória das bases, uma vitória do Partido.
Não posso deixar de comentar a atitude de uma ex-dirigente do nosso Partido. Mais uma vez, não aceitou a derrota. Isso não é bom nem para o Partido nem para a imagem que temos de dar. Os militantes votaram em Menezes, porque assim quiseram. Votaram num outro projecto, que não o seu. Em Agosto, lembro-me que essa mesma pessoa disse que se Menezes vencesse, as elites sairiam do Partido. É muito triste ver que num Partido que se mobilizou para uma mudança, ainda existem pessoas a remar contra uma maré laranja.
Mas passemos ao que interessa.
Estas eleições directas foram muito positivas para o PSD. Em primeiro lugar, a campanha foi completa. Nada ficou por dizer. Depois dessa campanha, o PSD mostrou estar vivo e foi votar. Foi uma grande vitória e um claro sinal de vitalidade.
O Partido auto-mobilizou-se para mudar de líder. A mudança está consumada. Acreditamos (quase) todos que hoje somos um Partido melhor, mais forte e mais unido, pelo que aconteceu ontem.
Mas, ontem, dia 28, não foi o fim. Hoje, dia 29, é que é o princípio. Temos 2 anos pela frente, em que os socialistas vão tomar medidas populistas e vai ser complicado o debate com José Sócrates. Mas não tenhamos dúvidas de que se o Partido continuar mobilizado, o PSD alcançará vitórias em 2009. Esse é o verdadeiro objectivo e é nele que temos de trabalhar. Todos juntos, porque só todos juntos poderemos, e iremos, GANHAR PORTUGAL.

3 comentários:

joshua disse...

A mobilização da nossa vitória passou imenso pelo trabalho dos blogues, cada qual com a sua idiossincrasia.

O seu e o meu! Estamos de parabéns.

joshua

Anónimo disse...

Estamos todos de parabens!

Anónimo disse...

Iupiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih!!!!!!!!!!!!