segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Envolve-te!



Na penúltima aula com a professora Maria Câmara Pestana, que foi minha professora no Colégio São João de Brito em IDES e Introdução ao Direito, a professora perguntou aos alunos o que é que tinhamos aprendido com ela.
Uns disseram que tinham aprendido o que eram normas supletivas. Outros disseram que aprenderam várias coisas sobre os NPI asiáticos. Eu respondi que, com ela, tinha aprendido a fixar objectivos e a lutar por eles.
A turma ficou a olhar para mim. Mas o engraçado é que a minha resposta era a mais verdadeira. Estava no agrupamento de Economia e acabei por seguir Direito. Mérito da professora da disciplina.
A minha primeira participação na faculdade foi logo na primeira aula, precisamente para responder à definição de normas supletivas. Que aprendi com a professora Maria Câmara Pestana. E é óbvio que estas coisas, por serem causa e consequência umas das outras, não se esquecem.
Volto agora a trazer a professora à conversa. É que, numa daquelas conversas públicas no Facebook, a professora, a propósito da candidatura do dr. Pedro Santana Lopes à Câmara de Lisboa, escreveu isto, em resposta a alguns dos meus amigos: "Chega de lamúrias, de indiferença! Envolvam-se, participem, façam para mudar a nossa CIDADE - LISBOA! Dar SENTIDO A LISBOA É PRECISO!"
Como é possível que eu visse, naquela frase, tudo aquilo que penso sobre a indiferença dos jovens e o conformismo das pessoas perante uma cidade que está na sombra?
A palavra é mesmo essa: envolve-te.
Envolve-te pela tua cidade. Envolve-te neste projecto. E faz para mudar Lisboa no teu prédio, na tua rua, no teu bairro, na tua freguesia. Mas também na tua faculdade, nas conversas com os teus amigos, nos locais que frequentas.
Adaptando uma frase célebre, esta não é a hora para criticares a cidade que tens. Mas de te questionares sobre aquilo que pode fazer para a mudar.
Fá-lo pela tua cidade. Pelo teu futuro. Fá-lo por ti. "Dar SENTIDO A LISBOA É PRECISO".

2 comentários:

Maria Ana Castello-Branco disse...

Não só na cidade de Lisboa. É preciso que se envolvam em toda a política nacional em geral!

maria disse...

Eu quero envolver-me.

Eu voto Pedro Santana Lopes!

Bjs :)