sábado, 10 de outubro de 2009

A minha reflexão - Lisboa


A minha reflexão sobre Lisboa começou ainda antes da meia-noite, quando fui surpreendido por uma caravana que inundou Lisboa, com centenas e centenas de automóveis. Principalmente no momento em que me apercebi que parte dos automóveis que encheram a Avenida da República de uma ponta à outra eram de pessoas independentes, cidadãs de Lisboa, que pediam bandeiras e se colocavam na fila, com os quatro piscas, a buzinar.
A reflexão continuou quando acenei para as pessoas e elas, das suas janelas, dos seus carros ou mesmo da própria rua me respondiam com sorrisos, um "v" feito com a mão direita e um acenar de confiança num bom resultado no domingo.
Mas depois desse último de campanha, fui com os meus amigos ao miradouro de S. Pedro de Alcântara. Fizemos o trajecto desde o Cais do Sodré, onde estacionei o carro, pelo Bairro Alto.
Nas ruas, a quantidade de gente não escondia as calçadas esburacadas. E, quando passei por aquelas ruas cheias de vida, pensei que, para aquele ambiente existir, valeu de muito o condicionamento ao trânsito feito no Bairro Alto quando Pedro Santana Lopes foi presidente. Em vez de carros, temos pessoas. Pessoas de todos os cantos do mundo e que estão cá em Erasmus. Outros eram turistas. Vi açorianos, portuenses, madeirenses, ribatejanos, enfim, vi pessoas de todo o país, de toda a Europa e de todo o Mundo.
Às 2 da manhã, a rua foi perdendo vida. É que por imposição da Câmara de António Costa, aquele lugar "morre", agora, muito mais cedo.
Voltei a descer até ao Cais do Sodré e o meu carro só parou em Benfica, para deixar os meus amigos em casa. O voto deles vai para o dr. Pedro Santana Lopes. Muitas razões terão eles, certamente, para assim decidirem. Mas uma dessas razões foi a que eu vi: neste mandato, foi feita ali uma ciclovia que não é utilizada por ninguém. Mas essa medida, que parece nada ter de mau, fez com que a estrada perdesse uma faixa. Agora, o mesmo sítio onde, de dia, o trânsito fluía bem está, agora, constantemente congestionado.
O Bairro Alto e Benfica foram apenas dois locais onde estive ontem à noite. São apenas exemplificativos. Pelo meio ficou por dizer que o miradouro de S. Pedro de Alcântara só está assim porque foi alvo de uma intervenção que teve como objectivo a requalificação das zonas verdes, recuperação dos bustos, do mobiliário urbano e da melhoria das acessibilidades. Em 2004. Por Pedro Santana Lopes.
De facto, Santana e Costa têm dois projectos diferentes. Dos quais já tive a oportunidade de falar. Mas, como eu também já o disse aqui, tiveram a possibilidade de governar Lisboa, com performances bastante diferentes. A minha noite curta de ontem pôde observar essas diferenças.
Estou, por isso, convicto de que quem espera que Costa vença em Lisboa vai ter uma surpresa. Porque os lisboetas têm memória e querem muito mais para a sua Cidade, razões pelas quais amanhã irão votar por uma Lisboa Com Sentido.

1 comentário:

Carlos Castanho disse...

É só para avisar que as obras no jardim de S.Pedro de Alcântara estiveram paradas mais de um ano porque o Santaninha "esqueceu-se" de pagar aos executantes. Mas estou de acordo que o povo de Lisboa tem memória! e isso ficou provado ontem com os resultados das eleições. Fica bem...