segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O momento actual do futebol do Sporting


Merece séria reflexão o actual momento da equipa de futebol do Sporting.
O futebol deixou de ser atractivo, é previsível e o sistema de jogo do Paulo Bento, montando à volta de um 4x4x2 losângo utilizado desde os tempos de Fernando Santos (ou seja, desde que o Sporting joga neste novo estádio) está completamente esgotado.
É verdade que um plantel que tenha Grimi, Abel e Tonel como primeiras opções é um plantel fraco. Mas exige-se mais e melhor futebol.
É impossível continuarmos a alimentar um jogo trapalhão, (es)forçado, em que a bola não circula. Não se pode continuar a ter, por força deste esgotamento de futebol, jogadores com enorme potencial a jogar constantemente sobre brasas, com as pernas a tremer, graças a uma evidente falta de motivação.
O jogo deixou de fluir. As bolas não entram na baliza. A defesa atrapalha-se a si própria. O guarda-redes está sempre enervado. O meio-campo não mexe o jogo. A equipa, toda ela, está constantemente desconcentrada. Desde o guarda-redes aos avançados, constantemente apanhados em fora-de-jogo.
Com tudo isto, as péssimas arbitragens já não conseguem sequer disfarçar esta realidade do futebol do Sporting. Que merece um ar novo.
Mas o que é certo é que os adeptos estão saturados deste futebol miserável. Talvez porque os jogadores estejam saturados de Paulo Bento.
Defendo, por isso, que se reflicta sobre a continuidade do treinador do Sporting.
E penso que o Sporting deve pensar ainda na substituição imediata do director desportivo. Que foi incapaz de trazer grandes mais-valias para o plantel. Que revelou sempre uma incapacidade de arranjar soluções para os jogadores dispensáveis, que trouxessem para o clube o devido retorno financeiro. Que deixou que Paulo Bento tivesse uma exposição que levasse a este esgotamento. E que nunca conseguiu motivar os jogadores.
Não posso deixar de dizer que Paulo Bento fez, no Sporting, o melhor que conseguiu. Fez coisas boas. Defendeu o Sporting como nenhum outro responsável nos últimos anos. Conseguiu 2 Taças, 2 Supertaças e alguns apuramentos directos para a Liga dos Campeões. E isso merece um elogio da minha parte. Mesmo nesta altura que espero ser, para bem do Sporting e do Paulo, a hora da despedida.

7 comentários:

João António disse...

Nem mais nem menos, palavras correctas para o que se passa no nosso clube !

Visconde disse...

Caro António

Parece-me que neste momento já ninguém se entende no balneário e na estrutura de futebol do Sporting. Os problemas surgem em catadupa e já nem as arbitragens disfarçam tanta mediocridade. Penso que a espera por melhores tempos já acabou e os adeptos esgotaram a paciência, não havendo outra solução senão alterar o rumo das coisas.
Devemos agradecer algumas coisas a Paulo Bento, mas neste momento ele já é parte do problema e não da solução, como tal...

Anónimo disse...

Paulo Pereira Cristovao pode ter tido uma maneira demasiado populista e "benfiquista" de apresentar a sua solução, e algumas ideias ate podiam nao ser as correctas, mas deixo so uma pergunta antonio: nao teria talvez sido melhor que ele tivesse ganho em vez de bettencourt?

Vejamos:
- o passivo nao baixou, por ai continua tudo na mesma.
- a equipa nao joga melhor futebol, mesmo com os reforços arranjados (matias ainda n mostrou mais q romagnoli, caicedo ainda nao mostrou mais que purovic nem que tiui (por muito que vos custe) e angulo ainda nao mostrou mais que roca).
- o treinador continua muito exposto (talvez agora ainda mais!), ninguem o defende naquela casa!
- etc...

Eu sou benfiquista e, como tal, so aqui venho discutir estas questoes como amante de futebol e sem qualquer intençao de gozo nem de "bota-a-baixismo".
Mas sendo PPC sportinguista, nao querendo por isso obviamente levar o sporting a falencia (assumindo portanto que os seus jogos economicos para ir buscar eriksson e outros tantos nao seriam arriscados do ponto de vista economico), nao teria sido uma maneira de tornar o sporting mais atractivo para a massa associativa? e por a equipa a jogar melhor?

é que voces este ano estao a cair na realidade. voces nao ficaram quatro anos a frente do benfica por estarem bem (ou menos mal) nem por bento ter feito um bom trabalho, voces ficaram a nossa frente porque o benfica esteve muito muito mal (como PPC o disse por diversas vezes) e agora parece estar a levantar-se. Nao podem considerar bom bento ter ganho os titulos (pouco importantes) que ganhou, nem as qualificaçoes para a champions.

na minha opiniao, bettencourt preparou mal e sem tempo as coisas (e a verdade é que apareceu tarde demais, e com um projecto feito "em cima do joelho") e voces agora estao a pagar por isso!

para bem do futebol espero q o sporting seja igual a si mesmo e, com garra de leao, arranje forças quando elas parecem ja nao existir.

abraço

nice disse...

Concordo em pleno...sem tirar mérito ao trabalho de P. Bento, neste momento o que o Sporting precisa é de uma mudança, e esta tem de começar pelo treinador. Mas não só...a equipa médica, por exemplo,...alguém me explica porque é que o Izmailov, que tanta falta nos tem feito, só foi operado no início da época e não durante as férias do campeonato???
Há coisas a ocorrer no meu Sporting que eu gostaria de entender.
Fica no entanto uma garantia, apoiarei sempre o meu clube.
Ass: Leoa ferrenha

Petinga disse...

O benfiquista que deixou um comentário falou muito certo.

PPC nao teria sido pior do que JEB. Difícil difícil seria nao fazer melhor.

Pelo menos, esse tinha um projecto. Tinha novos nomes para a SAD. Tinha reforcos apalavrados e um treinador planeado. E ter-nos-ia entusiasmado seguramente mais do que o estilo "coitadinhos, nao temos dinheiro para mais" que já enjoa.

Mas os sócios do Sporting teem o clube que merecem...

Saudacoes Leoninas

maria disse...

Não entendo nada de futebol e muito menos entendo o que se passa no Sporting.

A única coisa que entendo é que o clube não está nada bem e não me refiro só ao resultado dos jogos, isso tá à vista de todos...infelizmente.

O futebol é fácil de ser jogado, o problema está nos bastidores e aqui não vejo um culpado, vejo muitos para não dizer todos...ouve-se muito falar em treinadores que se acomodam e jogadores que não dão o melhor de si porque querem "correr" com o treinador...será? Não quero acreditar nisto, mas a verdade é que é uma tristeza ver jogar esta equipa...

Também é verdade que o Sporting não tem grandes jogadores, mas isso só não desculpa os maus resultados...nunca sabemos, como adeptos, o que podemos esperar...tão depressa jogam bem como no jogo seguinte nada fazem...limitam-se a passear os penteados pelo campo...depois queixam-se de não serem Ronaldos...como se o Ronaldo fosse o que é hoje em dia apenas por sorte...

Há miúdos na rua a jogar melhor futebol que os jogadores profissionais do meu clube...se eles jogassem com metade da vontade destes miúdos, outro "leão rugiria"...

Espero melhores dias como espero sempre, mas não sei não...

Bjs :)

Anónimo disse...

Não foram vocês que votaram no JEB?

Andaram para ai a enumerar razões e tudo para votar nele, teem aí a resposta.

E já la vão 4 ordenados.