quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O sexto mandamento do Sporting

"6. Nunca em público amesquinhes os actos de quem represente o teu Clube, roupa suja lava-se em família e o teu dever é criar em toda a parte, pelas tuas palavras e pelos teus actos, um ambiente favorável ao Sporting, enaltecendo-o;"

(José Salazar Correia, 1924)

Se há textos eternos, os mandamentos do Sporting, escritos por José Salazar Correia em 1924, são um exemplo disso. Porque 85 anos depois de escritos ainda há quem se reveja naquelas palavras.
Em 1924 como em 2009, o que o sportinguista deve sempre fazer em primeiro lugar é, publicamente, enaltecer sempre, mas mesmo sempre, o nosso querido Sporting.

3 comentários:

João António disse...

Aquele apresentador da RTP 1, devia saber esse mandamento. Ele e mais uns quantos fala barato !

Anónimo disse...

Como eu me revejo neste mandamento. É engraçado como o levei à letra em todos estes anos da minha vida sem nunca ter tido conhecimento do mesmo.
Nunca, mas NUNCA ninguém me ouviu dizer mal do meu clube. Posso me entristecer, e desiludir com as más prestações da minha equipa, mas dizer mal, enxuvalhar, principalmente ao pé dos "inimigos" (desportistas é claro), isso não faço, nunca fiz nem nunca hei-de fazer. Sou Sportinguista à 35 anos, de alma e coração e amo o meu clube de paixão....SPORTING SEMPRE....ATÉ MORRER

António Lopes da Costa disse...

João António,
É triste quando o Sporting não ganha. Mais triste ainda é quando jogamos um futebol chato, lento e improdutivo.
Não é isso que nós queremos. As pessoas, seja pessoalmente, seja profissionalmente, têm defeitos. Uma coisa é apontar defeitos e insultar pessoas e outra é apontar um caminho diferente, que seja viável.
Há pessoas no Sporting que, possivelmente, merecem ser substituídas. Tenho essa opinião. Já a revelei aqui. Mas não contem comigo como adversário.

Anónimo,
Faço o mesmo. Não vejo um jogo do Sporting com benfiquistas. Se tiver cá algum benfiquista em casa e se o jogo for longe de Lisboa, vou ver para outro sítio. Para poder dizer, se for preciso, as coisas más.
Não falo mal do Sporting. Apenas, e eventualmente, faço um balanço e aponto caminhos diferentes.
As coisas más discuto-as com sportinguitas. Só com eles. E com mais ninguém.

Um abraço aos dois