quarta-feira, 15 de junho de 2011

(Im)paciência


Mais ainda quando se fala que o Sporting quer ir buscar o Paulão, que, ao contrário de outros que voam directamente das origens com nomes de que nunca tínhamos ouvido falar, é um central banal, que chegava para as ambições escassas da Naval e que foi para Braga colmatar a saída de um Moisés que não teve lugar no Sporting.
O João Pereira, ninguém duvida, é um jogador com a garra que se exige de um jogador do Sporting. O Evaldo não provou o dinheiro que foi pago pela sua transferência. Rodriguez é bom, mas não tem lugar no onze dos nossos rivais.
Quando se quer construir uma equipa que seja capaz de lutar pelo título, a primeira meta é ter melhores jogadores que os rivais.
Restringindo-me aos defesas, o próximo ano será o ano da afirmação de Otamendi, um dos mais promissores centrais sul-americanos, no FC Porto. O Benfica, que, diga-se, contou com o melhor lateral esquerdo do mundo, vai, ao que tudo indica, buscar Garay e laterais muito promissores.
Com Polgas, Evaldos, Grimis, Rodriguez, Paulões e jovens formados em Alcochete não temos hipóteses.
Por favor, façam surpresas aos sportinguistas! Não nos cortem o sonho antes de começar a nova época.
Querer ajuda. Mas não chega. Se o Sporting quer ser campeão, tem de trazer muito melhores jogadores, que peguem de estaca, que vendam camisolas, que encham o estádio com grandes exibições. Ninguém diz que é fácil. Mas facilidades não se podem esperar de quem prossegue o sonho de quem nos fundou.
Com toda a franqueza, Rinaudo, até há duas semanas, era desconhecido. Carrillo e Van Volfswinkel confesso que nunca tinha visto jogar.
Exige-se mais e melhor. Porque se exige o melhor.
Exige-se, a quem dirige, que sonhe à medida daqueles que são, e sempre foram, os sonhos do Sporting.

2 comentários:

luis cirilo disse...

Percebo bem as suas duvidas e reservas António.
Porque de facto não basta afirmarem-se candidatos. Tem de ter argumentos para o serem. E neste momento não tem. Creio que a manter-se o panorama o próximo campeonato vai ser outro passeio para o Porto.
Porque o benfica,apesar das baboseiras do LFV,também ainda não fez uma contratação que se visse.
Só uma nota quanto a Coentrão.
É sem duvida um excelente jogador em termos fisicos e técnicos mas pouco dotado em termos de inteligência. Tenho muitas duvidas que seja o melhor do mundo como a imprensa portuguesa ,na ânsia de fazer um frete ao SLB valorizando-lhe o passe, tenta fazer crer.
Creio que jogadores como Evra, Marcelo ou Bale nada lhe ficam a dever.
Pelo contrário.

António Lopes da Costa disse...

Dr. Luis Cirilo,

O Sporting já gastou mais de 6M de euros. Há, no mercado, grandes jogadores para o Sporting por valores abaixo desses. Mais uma vez, parece que o nosso problema não é a falta de dinheiro, mas a forma descabida com que gastamos o pouco que temos.
Independentemente disso, estou de acordo consigo. O FC Porto deste ano foi uma das melhores equipas da Europa e assim voltará a ser no próximo ano. Possivelmente, Sporting e Benfica irão bater-se pelo segundo lugar.
Relativamente ao Coentrão, a análise é subjectiva. Marcelo nunca me convenceu, Bale é do outro mundo, Evra tem experiência e uma equipa que permite mostrar a sua qualidade. No Benfica, é impressionante como, muitas vezes, Coentrão foi "uma equipa inteira".
Se não for o melhor, é um dos melhores. De qualquer maneira, o exemplo que dei serviu apenas para demonstrar que o Sporting não tem tido, e pode não vir a ter, plantel para ombrear com os rivais. Daí os resultados...

Um abraço