segunda-feira, 20 de junho de 2011

Villas-Boas e...tudo!


As ainda muito recentes afirmações de Pinto da Costa e Villas-Boas revelaram que o FC Porto, apesar de estar ao corrente de vários interessados no treinador, não via a sua saída como provável.
Porém, um gigantesco abanar de notas fez com que Villas-Boas se sentisse tentado para deixar o seu clube de coração e a cadeira dos seus sonhos.
A quinze dias de entrar na preparação para a nova temporada, Pinto da Costa pode estar muito perto de sofrer um golpe muito rude, perdendo o seu treinador numa altura em que, aparentemente, não estava precavido para a sua substituição.
Relativamente a esse aspecto, há que referir que Godinho Lopes fez bem em assegurar, desde logo, a contratação de Domingos Paciência, por muitos considerado como eventual sucessor de Villas-Boas.
Mas esta saída de Villas-Boas fará, certamente, com que Pinto da Costa olhe, em primeiro lugar, para as alternativas existentes em Portugal, que são três: um deles, Paulo Bento, por ser seleccionador nacional nesta altura, está fora de alcance. Os outros dois, nos quais Pinto da Costa está certamente interessado, são Jorge Jesus e Domingos Paciência.
Ora, o mercado português, ou dos principais clubes portugueses, está, agora, perante uma grande agitação.
Godinho Lopes não pode perder o seu treinador, aquele que foi a sua escolha, que foi apresentado perante os sócios em clima de euforia.
Vieira também não pode perder Jorge Jesus, em quem apostou pessoalmente, podendo, com a saída do seu treinador, e depois de reforçar a estrutura de futebol, ver o seu futuro no Benfica ser seriamente posto em causa.
Será, para os grandes de Lisboa, um período exigente, de fecho total e de bloqueio ao cerco do norte.
Quem ganha e quem perde? São cenas para os próximos episódios, se vier a confirmar-se a saída do Special Two do FC Porto.
Pode até ser que Pinto da Costa consiga manter Villas-Boas, pode até ser que contrate um treinador estrangeiro de grande nomeada internacional. Mas, se bem o conhecemos, Pinto da Costa quer dar o golpe em Lisboa. Se não conseguir e se não deixar de apostar num outro treinador seu amigo, português, como Carvalhal, Queiroz, Jardim ou até mesmo Paulo Sérgio, esse facto irá traduzir-se numa derrota pessoal de Pinto da Costa, numa derrota com precedentes distantes do FC Porto.
O que é certo é que, nesta altura, Sporting e Benfica, em vez de continuarem a olhar para fora, têm de olhar para dentro. E o FC Porto, que praticamente só olhava para dentro, já está a olhar para fora.
Abramovic voltou a Portugal. E a possível aquisição do Chelsea abanou, por completo, o mercado português, colocando-o a ferver.
Os principais clubes estão à prova, assim como os respectivos dirigentes. O mercado está ao rubro. E tudo por força de um pormenor, de um pequeno mas grande pormenor chamado André Villas-Boas.

Sem comentários: