sábado, 11 de junho de 2011

"Portugal não pode falhar!"


Cavaco fez bem em falar da Agricultura nesta fase de transição de governo, no meio de um pedido de ajuda externa, altura em que se impõe um consenso nacional relativamente à estratégia a seguir pelo Governo para dinamizar a economia portuguesa.
Depois de, no ano transacto, ter falado sobre o Mar, não há dúvidas de que Cavaco identifica bem os problemas, faz um diagnóstico quase perfeito da situação do país. E, nesse sentido, porque é bom o diagnóstico que faz, os portugueses exigem uma participação mais activa e estreita entre o Presidente da República e o Governo que, não tarda, entrará em funções.
Reorganizar o país, preparando-o para o futuro, não é tarefa fácil. Criou-se, nos portugueses, a ideia de que todos temos de ser doutores, engenheiros, advogados, mas o país precisa, entre outras profissões, de novos agricultores. O país precisa dos agricultores para que possa sobreviver e, porventura, crescer e enriquecer no futuro. É uma área decisiva, onde se poderá importar menos e exportar mais. E essa aposta na agricultura não se traduz na mudança de políticas. Acima disso, há que mudar mentalidades.
Vai ser muito exigente o futuro. Vai ser mais fácil com um Governo PSD/CDS. Mas não deixa de ser imperativo o consenso nacional, que se terá de alargar ao PS e ao PCP por via de apoios parlamentares.
Cavaco Silva falou. Falou bem. Mas tem de ser mais activo e cooperante com quem tem as rédeas do país.

Sem comentários: