sábado, 7 de março de 2009

Os meus óculos de sol


É verdade que são fait-divers. Mas na verdade para que servem os óculos de sol?
Os óculos servem, como todos sabem, para auxiliar a vista, para nos permitir ver ao perto ou ao longe quando a nossa visão não permita ver com verdade mesmo aquilo que está à frente dos nossos olhos. Não é bem verdade que só não vê quem não quer. Há muitas vezes em que não se vê porque não se pode.
A luz solar é, várias vezes, responsável por encadear a vista. Quanto mais forte e visível se torna e se coloca mesmo à frente do nosso raio de visão, não nos permite ver muitas coisas, sendo até uma das causas para vários desastres.
A combinação de óculos e a luz solar deu origem a que, na Alemanha em meados do século XIII, surgisse o primeiro par de óculos de sol.
Fiz uma pesquisa rápida sobre óculos de Sol e percebi que esse acessório é, inclusivamente, benéfico para a saúde, na medida em que bloqueiam os raios UVA e UVB, que podem atingir os olhos favorecendo o surgimento de catarata e de diversas lesões ou doenças oculares, além de que protegem os olhos contra o envelhecimento prematuro.
Na verdade, eu até achei alguma graça aos óculos de Sol de Manuela Ferreira Leite. Se outras vezes se utilizou a ironia, desta feita recorreu-se a uma metáfora, ou seja, a uma verdade em sentido figurado. Porque não há nada melhor para nos permitir ver a realidade, por muito que ela nos encadeie a vista.
E pelo sim pelo não, eu, a partir de agora, também vou ter sempre à mão os meus óculos de Sol.

1 comentário:

luis cirilo disse...

Ai está aquilo a que se pode chamar
um texto repleto de ironia !
E com piada ainda por cima.
Muito mais piada do que os referidos óculos usados pela lider do PSD.
Que infelizmente já entraram no anedotário politico.