domingo, 1 de março de 2009

Um jogo de Homens


Os jogos entre FC Porto e Sporting têm sido, nos últimos anos, os confrontos directos entre as duas melhores equipas portuguesas. Talvez por esse motivo, os resultados têm sido sempre imprevisíveis, repartindo-se as vitórias pelos dois emblemas.
Esta temporada, o Sporting jogou cinco vezes contra o FC Porto: ganhámos duas (2-0, Supertaça e 4-1 na Taça da Liga), perdemos outras duas (0-2, Liga, 0-0 com derrota nas grandes penalidades no jogo da Taça) e ontem empatámos.
Por estranho que pareça, é deste tipo de jogos que gosto de ver, entre o Sporting e uma grande equipa, por isso só posso estar satisfeito pelo facto de termos tido a sorte de defrontar o tri-campeão nacional por cinco vezes numa só temporada.
Ontem, foi mais um jogo equilibrado, de luta intensa pela posse da bola, com a agressividade que se exige a equipas que querem ganhar jogos e campeonatos. Foi diferente de qualquer outro jogo da Liga, porque foi um jogo de Homens, com H grande, sem medos, de combate em todos os lances.
Não houve jogadores no chão durante quatro minutos para ver se o tempo passava e se asseguravam o resultado, como noutro jogo desta jornada. Foi um jogo difícil para João Ferreira que, no meu entender, arbitrou de forma positiva, tentando aumentar o tempo útil de jogo, sem querer prejudicar qualquer das equipas, deixando, às vezes, por assinalar algumas, ou poucas, faltas e por mostrar alguns, ou poucos, cartões. Na dúvida, não quis ser protagonista, deixando esse papel aos jogadores, que deixaram tudo em campo.
O empate tem de ser positivo para o Sporting, dado que estiveram muitos jogadores ausentes: Rui Patrício, Veloso, Vukcevic, Postiga e, depois, Grimi. Para o FC Porto, o empate permite-lhe manter-se em primeiro lugar.
O término do jogo chegou rapidamente e é com alguma tristeza que, já em Março, podemos ter a certeza que não vai haver mais nenhum jogo entre Sporting e Porto.
Ficou mais uma vez claro, dentro das quatro linhas, que, neste momento, a luta pelo título será, este ano, entre Sporting, FC Porto, Braga e, talvez, também o Leixões. Qualquer outra equipa, este ano, não tem, do meu ponto de vista, a mais pequena hipótese.

1 comentário:

rei dolce disse...

caro Antonio,
em relação ao jogo na minha opinião foi um jogo muito fraco.
Quanto ao meu FCP, jogou mal, muito fraco, não gostei.

cumprimentos