sexta-feira, 24 de abril de 2009

24 de Abril

Portugal, no 24 de Abril de 2009, é o país que protege as grandes fortunas conseguidas de forma corrupta, mas que leva o senhor que rouba duas galinhas ao banco dos réus.
É o país da fruta no futebol, da autarca que fugiu à justiça, instalando-se no Brasil. É o país dos tios, dos sobrinhos e respectivas contas bancárias.
É o país que reprime a liberdade de imprensa, com processos contra os jornalistas que, profissionalmente, investigam e publicam factos indesmentíveis.
É o país governado por um Primeiro-Ministro que insulta os profissionais de um canal de televisão.
É o país em que o poder central e local faz acordos com o ex-poder, do mesmo partido, para que, a troco de largos milhões de euros, coloque uma muralha de contentores à beira-Tejo.
É o país que vê no poder da capital o homem que bloqueou a resolução dos problemas.
É o país que viveu duas recessões em seis anos, que vive uma crise que tem mais de uma década, que está constantemente a afastar-se do crescimento e desenvolvimento europeus.
É o país dos 500 mil desempregados, inscritos em centros de emprego. É o país dos 2 milhões de pobres.
E é nesta mesma conjuntura que Portugal é o país onde se discutem TGV's, novas pontes, novas auto-estradas e até se quer construír um novo aeroporto internacional.
É o país em que o Presidente e o Primeiro-Ministro mandam recados um ao outro.
Guterres foi embora para evitar o pântano.
Sócrates não foi, não evitou e até o tenta esconder.
E cá estamos, nós, em Portugal, no 24 de Abril de 2009.
À espera de um 25 Abril que trará mais esperança, mais vida, mais Sentido. Pelo menos aos lisboetas...

2 comentários:

Cláudia Silveira disse...

o 25 de abril já chegou!
que seja um dia de reflexão sobre o que aqui expôs, que seja um dia dia "com sentido" para Lisboa.

hfrsantos disse...

Primeiro Ministro mente quanto a necessidade de um novo Aeroporto em Lisboa.

O Aeroporto de Lisboa nao esta esgotado mas precisa de uma gestao eficiente das chegadas e partidas de avioes. O novo terminal 2 veio provar que ainda ha um excedente de capacidade no Aeroporto.

Para as companhias Low Cost podem deixa-las aterrar em Sintra ou Montijo. Mas o Primeiro Ministro nao deixa que as companhias Low Cost aterrem em Sintra ou Montijo prejudicando a economia porque os turistas acabam por nao vir a Portugal!
So porque o Primeiro Ministro quer que todas as companhias aereas aterrem no novo Aeroporto de Lisboa para que este seja rentavel, porque se abrissem uma base Aerea Low Cost em Sintra ou montijo ninguem iria apanhar voos a Alcochete.

Quanto ao TGV é a mesma coisa. O Primeiro Ministro sabe que a linha esta saturada. O Alfapendular qeu trasnporta 300 pessoas de cada vez faz 18 vezes por dia Lisboa Porto sempre cheio.
O Primeiro Ministro vem dizer que como a linha esta saturada que é preciso construir outra linha paralela com o nosso dinheiro, mas ninguem se lembrou que podemos aumentar a capacidade dos comboios que circulam na linha sem fazer obras.
Basta que comprem os comboios de dois andares que trasnportam 1400 pessoas de cada vez a 200km/h nas linhas mais saturadas da Europa. O comboio chama-se o IC2000 e nem sequer seriam precisas obras na linha do Norte e os bilhetes podiam ser mais baratos porque como vao mais passageiros por comboio o preço do bilhete poderia diminuir.

Mas o Primeiro Ministro mente-nos e obriga-nos a fazer estas obras MEGALOMANAS. Se fosse com o dinheiro dele de certeza que nao faria estas obras e aplicaria em escolas, hospitais, nas Universidades ou na reduçao dos impostos.