quinta-feira, 2 de abril de 2009

Maradona - reagir a uma derrota catastrófica


Vi os dois últimos jogos da selecção argentina. Dois contrastes autênticos.
Se, no jogo contra a Venezuela, a Argentina conseguiu fazer um jogo perfeito e vencer, com toda a justiça, por 4-0, ontem, na Bolívia, a história foi outra.
Por estranho que pareça, aconteceu o inesperado: os bolivianos dominaram do princípio ao fim e a Argentina muito pode agradecer ao seu guarda-redes por ter reduzido a dimensão da derrota. Mesmo assim, a Argentina foi humilhada, com uma derrota por 6-1. Números que se justificam, diga-se.
Maradona, seleccionador argentino, poderia-se ter queixado da altitude, argumento utilizado por todos os treinadores de equipas que jogam na Bolívia. Não o fez. Disse que "a Bolívia ganhou bem, não há nada a dizer. O resultado é inexplicável, mas a Bolívia jogou um bom futebol. Eu sofri juntamente com os adeptos, cada golo da Bolívia foi uma punhalada no meu coração... O Carrizo (guarda-redes da Argentina)? Teve uma tarde muito boa".
Houve jogos, recentemente, em que os treinadores justificaram os maus resultados pelas pressões da imprensa ou pelas arbitragens. Maradona, não. Disse que a Bolívia foi, de facto, muito forte. E foi mesmo assim que aconteceu. Atrevo-me mesmo a dizer que, na noite (em Portugal) de ontem, não havia nenhuma equipa do Mundo capaz de evitar tamanha derrota contra aquela equipa da Bolívia.
Com as derrotas recentes por 7-1 do Sporting em Munique e de Portugal no Brasil, a lição que devemos tirar é que derrotas expressivas acontecem. E nem sempre merecem a reacção destrutiva que muitas vezes nós, portugueses, temos.
Maradona, que terá sido um dos melhores jogadores da História do futebol mundial, está agora a dar uma lição aos outros treinadores do mundo. Até porque tudo pode acontecer quando são onze contra onze, quando a bola é redonda e o jogo é futebol.

1 comentário:

Anónimo disse...

lol queres com isto tentar atenuar a vergonha que passaram na champions?

a "pequena" diferença é que a argentina ter perdido com a bolivia por numeros tao expressivos, tal como portugal em brasilia, é algo de muito estranho que ninguem previa. enquanto que o sporting ja era de esperar a figura ridicula que fez depois de na mesma epoca ter apanhado 5 do real, 5 do barça. sempre que ha uma equipa mais forte o sporting mostra que se esta a meter com quem nao deve, que nao é aquele o seu lugar.

antonio nao compares coisas incomparaveis portanto