quarta-feira, 8 de abril de 2009

Porto-gal



É verdade que o Futebol Clube do Porto encontrou ontem, no Old Trafford, um Manchester United na pior fase da temporada. Mas o Bayern, que o Sporting apanhou, era também, na altura, uma equipa frágil, que tinha perdido o fulgor do princípio da época. E a resposta dada pelas duas equipas portuguesas, nestes jogos da Liga dos Campeões, foi muitíssimo diferente.
Porque jogava fora, porque jogava contra a equipa que tem o melhor jogador do Mundo, porque jogava diante do campeão inglês, da Europa e do Mundo, o resultado e sobretudo a exibição dos dragões demonstraram que este Porto, o de Jesualdo, tem capacidade para jogar nos grandes palcos, contra as melhores equipas e tem estofo para poder voltar a colocar o nome de uma equipa portuguesa no "top of the tops" do futebol europeu.
De facto, como os próprios comentadores da RTP fizeram questão de referir repetidas vezes, a belíssima exibição colectiva foi resultado de um esquema táctico pormenorizadamente montado para jogar de igual para igual contra um todo-poderoso Manchester United. E, no que respeita à equipa do Porto, o todo, ontem, foi igual à soma das partes.
É cedo para dizermos que o Porto é candidato à conquista da Champions League, porque em competição, neste momento, ainda existe um Chelsea, um Barcelona, um Arsenal, um Bayern, um Liverpool. E porque o Porto ainda tem 90 minutos para consumar, ou não, a eliminação do detentor do troféu e, consequentemente, chegar às meias-finais. E mesmo que siga em frente, o FC Porto não deixará de ser um outsider, até ao fim da final.
O FC Porto demonstrou ontem que é uma equipa onde não há birras nem amuos. É uma equipa onde não há bebedeiras a meio da semana. Há, pelo contrário, concentração total. E cultura de vitória. Que não permite que os jogadores entrem em campo a pensar se estão bonitos e se está tudo bem com o seu penteado. Naquela equipa pensa-se em ganhar. E isso explica quase tudo sobre o desempenho nas competições europeias das equipas portuguesas nas últimas épocas.
Acima de tudo, o Porto mostrou, ponto por ponto, por que razão se prepara para ser tetra campeão.

1 comentário:

Petinga disse...

Sao corruptos? Sao, toda a gente sabe.
Jogam sujo quando e necessario? Pois claro que sim.
Recorrem a estratagemas dubios e jogos de interesses para alicercar a sua hegemonia? E por demais evidente.

Mas sao bons? Oh, se sao. E se, em vez de nos focalisarmos nos pontos que escolhi para comecar este comment, parassemos alguns momentos para analisar os "porques" e os "comos" da cultura de vitoria, da maquina-de-vencer-titulos, da aglutinacao de clubes menores em torno de si e da equipa-que-ate-com-treinadores-mediocres-vence-campeonatos talvez pudessemos finalmente ter o Sporting que todos desejamos.

Saudacoes Leoninas e parabens pelo post, que esta excepcional (tanto mais que nao e escrito por um adepto do FCP!).

PS: Para quando um post sobre as propostas que vao a votos no nosso clube e a sua opiniao sobre as mesmas?