segunda-feira, 16 de julho de 2007

Banhada!


Eu não sei que termo utilizam quando a vossa equipa perde. Quando a minha equipa perde, desce a classificação e perde o número de pontos face ao anterior campeonato, eu chamo BANHADA. É esse o termo que define o resultado que o PSD obteve nestas eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa.

Eu temia que acontecesse o que aconteceu. O PSD pediu tanto aos lisboetas para dizerem de sua justiça que os lisboetas acabaram mesmo por o fazer. António Costa recupera para o Partido Socialista uma Câmara que o PSD, há 6 anos, com Santana Lopes como candidato, teve muito trabalho para a ganhar, pela primeira vez, para o PSD.

Há 2 anos, o PSD obteve mais de 42% dos votos e agora ficou-se pelos 15%. 2 anos depois, o PSD teve 1/3 dos votos do que tinha tido pouco tempo atrás. É uma derrota monumental do PSD. Todos os militantes do PSD levaram uma banhada, no dia de hoje. Afinal de contas, depois de 2 grandes votações nas autárquicas em Lisboa, ficamos em terceiro lugar.

Este terceiro lugar e este resultado têm de ter consequências políticas imediatas. É evidente que o correcto seria Paula Teixeira da Cruz pedir a demissão por ser ela a principal responsável pela tomada de decisões em Lisboa, como a escolha do candidato, além de ter sido a primeira protagonista da queda da Câmara e da maioria que o centro e a direita tinham na capital.

Foi o pior resultado de sempre do PSD em eleições para a Câmara de Lisboa e Paula Teixeira da Cruz não tem outra saída. É a primeira protagonista e a primeira responsável por esta derrota. Como tal, não tem, evidentemente, condições políticas para continuar como Presidente da Distrital.

Quanto a Marques Mendes, devo dizer que não estou contente com a sua posição. Quando Santana Lopes perdeu as legislativas, com um resultado que é quase o dobro do que o PSD teve nestas eleições, antecipou as eleições e não se candidatou. Contra a minha opinião, pois acho que Santana apenas se limitou a perder as eleições por ter dito a verdade aos portugueses, contra um mentiroso, que prometia não aumentar impostos, criar emprego, etc., Santana Lopes abandonou o cargo. Isso, sim, é dignidade e traz credibilidade à política. Marques Mendes limita-se a antecipar eleições, apresentando-se como candidato, pelo que temo que as falcatruas continuem para se manter o poder no PSD. E receio que haja uma separação total entre os portugueses e o partido, se Mendes continuar e, porventura, ganhar as eleições internas.

Estou muito desiludido com estes dois últimos anos do PSD, a nível nacional, mas, sobretudo, em Lisboa. Conseguimos perder Oeiras e Lisboa, sendo que fomos, mesmo ultrapassados, por candidaturas independentes. O balanço é negativo. O problema é que perdemos por culpa própria, ou melhor, culpa dos próprios líderes. Há uma ruptura evidente entre o eleitorado de centro-direita e o PSD, o que faz aumentar a abstenção. Aliás, grande parte destes 62,6% de abstenção são pessoas descontentes com os socialistas, mas que não votam no PSD porque não se identificam com a política dos seus lideres. Enfim, poderia dizer muito sobre as ilações a tirar destes resultados, mas o apego dos lideres do PSD ao poder é grande e falar só dá direito a castigo. O PSD vive em censura, repressão e ditadura interna. Não compreende os resultados, como os destas intercalares, e banaliza os comentários pessoais dos seus militantes, feitos de uma forma livre.

Não me querendo alongar muito, acabo repetindo que o PSD levou uma banhada hoje à noite, foi uma derrota monumental que tem de ter consequências políticas radicais a nível interno. O PSD tornou-se num partido perdedor e conformado. Desde quando é que 20% seria um bom resultado para as mesmas pessoas que diziam que os 30% obtidos pelo Santana Lopes eram um péssimo resultado para o PSD? O problema é que nem a 30 nem a 20 por cento chega o PSD com Marques Mendes e Paula Teixeira da Cruz. Sendo assim, chegou a altura para os militantes do PSD reflectirem sobre o Partido.

3 comentários:

Anónimo disse...

Sem duvida! Banhada ou cabazada é aquilo que descreve esta votação do PSD. Não sabes o quão dificil é ver-se os socialistas ganharem esta camara por culpa de um palhaço e de uma equipa de totos e atrasados mentais(como o lipari e o amaral lopes- sim sao mesmo totos, atrasados mentais). Ha quem diga que é um assalto ao poder mas depois desta derrota o que tem que acontecer é um 25 de abril interno para acabar com estes interesseiros e gananciosos.

Anónimo disse...

Talvez agora Manuela Ferreira Leite ou Luis Filipe Menezes tenham a coragem de tirar da cadeira do poder do PSD o líder mais baixo de sempre. Baixo em todos os sentidos,não só na altura,mas em truques usados,nível,e muitas outras coisas importantes.

Apesar de lampião,não me desagradaria mesmo nada ver Fernando Seara à frente do PSD. Tem carisma e não me parece pessoa de joguinhos,como este palhaço que lá anda

Anónimo disse...

e a tua mãe sempre a foder tudo e todos