sexta-feira, 13 de julho de 2007

Lisboa precisa de uma limpeza



Disse Ruy de Carvalho, dirigindo-se indirectamente aos líderes dos grandes partidos, como o PSD, que o estado actual da política é pior que o que se vivia no regime de Salazar. E há que reconhecer que é verdade. Tanto Sócrates como Marques Mendes têm tido comportamentos que em nada se enquadram nos ideais de liberdade e de democracia.
Portugal vive num clima de medo e de falsas suspeitas. Se eu, aqui ou noutro local, aparecer a apoiar outro candidato que não o do PSD sou expulso. Se eu escrever, ironicamente, sobre José Sócrates posso ir parar ao tribunal e o mesmo se diz no que toca ao futebol, já que Pinto da Costa parece não gostar muito da opinião das pessoas, levando já vários processos em que acusa muita gente de difamação. Eu sei que há limites para a liberdade, mas a brincadeira, para mim, não ofende.
O próximo domingo é o dia da liberdade. De escolha e de opinião. É o primeiro passo para um país melhor, mais democrático e mais livre. É o dia da cidadania e da revolta do povo contra uma certa parte da classe política portuguesa. É o dia que se vai saber a verdade e não é só o dia da eleição de um, ou uma, Presidente de Câmara. Eu acredito, e acredito muito nos lisboetas, pelo que tenho esperanças fortes que no domingo que se aproxima, dia 15 de Julho de 2007, Lisboa e Portugal vão virar a página, para um país melhor, por um povo sem medo de dizer aquilo que sente.
Não posso dizer que candidato apoio, pois é essa a censura em que vive o meu partido. Posso, contudo, adiantar que tenho expectativas de que neste domingo os cidadãos ganhem aos partidos, ou melhor, que os movimentos de cidadãos independentes, apoiados ou não por militantes de partidos políticos, tenham uma votação expressiva que permita uma remodelação completa nos maiores partidos, sobretudo o PSD. É que, sinceramente, e enquanto cidadão preocupado com o país e inconformado com a situação política em que nos encontramos mergulhados, estou convicto de que Portugal precisa de uma limpeza. E essa limpeza pode, e deve, começar a ser feita já este domingo, em Lisboa.

Sem comentários: