terça-feira, 17 de julho de 2007

PSD perde 104 mil votos em 6 anos, em eleições para a Câmara de Lisboa



Neste último domingo, tudo levava a que os lisboetas fossem votar. O Sol ficou por detrás das nuvens e a chuva teimava, mesmo assim, em não cair. Foi, de facto, um dia muito cinzento para o PSD, mas também para a democracia, porque quase todos os partidos, 4 dos 5 maiores partidos, desceram percentualmente.
Depois de consultar a imprensa desta manhã soalheira de terça-feira, deixo aqui mais um dado curioso. Santana Lopes obteve há 6 anos 135 mil votos na autárquicas em Lisboa. 6 anos depois, o PSD, com outro candidato recolhe 31 mil votos. Uma descida de 104 mil votos, o que é dramático.

Parece-me que os líderes do PSD tiveram ordem para expulsão, com um tremendo cartão encarnado que os lisboetas lhes deram. Paulo Portas levou um cartão amarelo, mas bem mais alaranjado.

Os lisboeras fizeram, na minha opinião, um claro pedido ao PSD: o pedido de mudança. De líderes, de estratégia, de rumo e de atitude. O PS subiu 3% face ao que tinha tido com Carrilho 2 anos atrás, o que é pouco, dadas as condições em que a Câmara foi "dada de bandeja" ao Partido Socialista. O PS tinha tudo para ter maioria absoluta: união no Partido, presença de quase todos os notáveis do Partido, etc.. Até o Goucha e outros da televisão andaram por Lisboa a dar beijinhos às pessoas para ganharem mais um votos. No fim de contas, 29,5% é pouco para um Partido que, à partida para estas eleições, já tinha ganho a cara e que levou a jogo o nº2 do Governo e um dos mais importantes homens do Partido Socialista. Com todos estes dados, não me parece que tenha sido, também, uma vitória de Sócrates. Pelo contrário, foi um aviso. Mas voltemos ao PSD. O PS ganhou as eleições com uma fraca votação, o que demonstra algum descontentamento face ao governo socialista. O PSD podia, com outro líder, ter ganho estas intercalares, não fosse a opinião quase generalizada de ruptura entre todas as classes da sociedade e os líderes do Partido, nomeadamente Paula Teixeira da Cruz e Luis Marques Mendes. Isto fez com que o eleitorado do PSD, suportado por alguns independentes votasse em Carmona ou até em Roseta.

O PSD vê o seu eleitorado fugir-lhe para cidadãos independentes. E mais! Em relação à queda desta Câmara, os lisboetas deram razão a Carmona Rodrigues, visto que os votos o colocaram à frente do PSD. O PSD perdeu em tudo e pode perder o que lhe resta se não houver mudanças, que não podem ser graduais, mas radicais e ao mais curto prazo possível.


NOTA: coloco marques mendes na fotografia, em vez de Negrão, porque, na minha opinião Negrão acaba por ser quem sai, dentro dos possíveis, melhor na fotografia dos 3 protagonistas da "banhada"! Marques Mendes foi o grande estratega desta mega derrota social-democrata. Coloco Santana Lopes por ter sido ele o candidato ganhador, na certeza de que, na altura, outro qualquer candidato não teria ganho a CML para o PSD.

Sem comentários: