quarta-feira, 18 de julho de 2007

Sporting - Vit. Guimarães, hoje à noite na RTP, em directo de Albufeira


Não deixa de ser estranho o facto de ter sido alterado 3 vezes o clube adversário do Sporting neste jogo em território algarvio. Primeiro, se não me engano, era uma equipe escocesa, depois os belgas do Charleroi e, afinal de contas, é o Vitória de Guimarães que vai ser o adversário do Sporting neste primeiro jogo mais a sério desta pré-época.
Eu sou um sportinguista fanático, mas não deixo de dizer que este jogo é um prémio para o Vitória. O Sporting e os sportinguistas adoram ver as melhores equipas portugueses, cada vez mais fortes, na primeira liga. O Vitória é uma equipa que ambiciona, por regra, uma ida às competições europeias, mas pode-se, perfeitamente, a curto prazo, tornar uma equipe lutadora do título maior do futebol nacional. O Vitória de Guimarães merece estar na primeira liga, pela massa associativa que tem e pela história, não só no futebol, que escreveu no desporto português.
Equipes como o Vitória, a Académica, o Belenenses, o Leixões, o Braga e o Boavista fazem falta aos grandes palcos do futebol português. São equipes que atraem pessoas ao estádios, com massas associativas fiéis e com história no futebol nacional. Por vezes, e é justo dizê-lo, é importante uma descida à liga de honra para organizar e mobilizar as tropas para o futuro. Foi isso que aconteceu no clube da cidade-berço, o que não se sucedeu, infelizmente, a outros históricos clubes portugueses.
É verdade que é apenas um jogo-treino, em que mais importante que o resultado é a construção de uma equipa, até porque jogadores importantíssimos como o Veloso e o Moutinho ainda não voltaram de férias.
É, porém, e dada a rivalidade existente entre os dois clubes, uma hipótese de ouro para que o Sporting consiga levar até Guimarães aquela ideologia que os ultras, sócios e adeptos do Sporting têm: "nós somos do Sporting, cantamos pelo Sporting. Os outros são só mais um adversário durante 90 minutos. Depois, ganhe quem ganhar, há a festa e o regresso a casa".

Sinto um carinho especial pelo Vitória pelo valor que tem a sua massa associativa. Isto, apesar de sempre que o Sporting visita os vimaranenses, as camionetas das claques do Sporting chegarem sempre sem vidros a Lisboa. Era importante que o exemplo do Sporting, também no sentido de que os adeptos devem ter valores e comportamentos exemplares, fosse seguido também por alguns adeptos que continuam a fazer os possíveis para estragar a magnífica festa que é, sem sombra para dúvidas, um jogo de futebol.

Sem comentários: