quinta-feira, 29 de maio de 2008

A desagregação do campeão


Ainda não tinha terminado a época e já o Porto via sair um dos seus melhores jogadores. Bosingwa assinou pelo Chelsea, por 20 milhões de euros e o Porto perdeu um dos melhores laterais direitos da Europa. A saída de Bosingwa por 20 milhões não foi um bom negócio para o Porto.
Depois, fala-se de Quaresma ir para o Inter de Mourinho.
Hoje, Paulo Assunção, que é, para mim, um jogador de top, rescindiu, hoje, contrato com o FC Porto.
Isto depois da derrota na final da Taça, em que o Sporting vulgarizou e venceu a equipa da Invicta. Não deixa de ser verdade que o Sporting venceu um Porto atípico, tímido e lento.
Pinto da Costa, que nos habituou a vê-lo como um dirigente diferente, pelas vitórias que o seu Porto alcança e por conseguir trazer e manter os melhores jogadores, hoje parece mais distante e mais fraco.
Depois da hegemonia, parece que o Porto começa a enfrentar dificuldades reais. É verdade que foi campeão e que o foi com mérito, mas a derrota (e a exibição) na final da Taça, esta saída de alguns dos seus melhores jogadores, além de um apito dourado (que não fez justiça e os portistas sabem isso) e da possibilidade de não ir à Liga dos Campeões na próxima época, têm sido sinais claros de que o Porto deixou de ser aquilo que sempre nos habituou.
Um Porto com estas fraquezas, se tivesse rivais à altura, poderia ser ultrapassado. Talvez a próxima época seja a ideal para o Benfica ou o Sporting se imporem. Caso contrário, os adeptos dos clubes da cidade de Lisboa bem podem esperar sentados por tempos áureos.

1 comentário:

Visconde disse...

O problema é que ambos os rivais viveram épocas decepcionantes e estão a tentar recuperar.
Esperemos que o Sporting consiga manter e melhorar o seu final de época para terminar com o jejum de campeão.

SL