quinta-feira, 15 de maio de 2008

A festa da taça



O Estádio do Jamor é um sítio especial.
Para levar o cão a correr pela mata, para correr, para jogar à bola com os primos, para levar a namorada e...para ir com os amigos a uma mais do que especial Final da Taça.
A final da taça não é só um jogo de futebol. É um dia diferente, em que reunimos os amigos, comemos, bebemos e convivemos e, depois, vamos ver o jogo.
Este ano, por causa de uma histórica vitória contra o Benfica, o Sporting assegurou a presença nesta final, contra o Porto, que teve também um trajecto irrepreensível. Mas o mais importante, na minha opinião, é estar nesta final, tão especial. Ainda por cima, este ano vão estar em campo as duas melhores equipas portuguesas.
Foi com uma enorme alegria que vi os lideres da Juve Leo e dos Super Dragões juntos, lado a lado, antes desta final. Porque o futebol é isso mesmo: uma competição, fomentada por rivalidades amigáveis e pelo amor das pessoas às equipas das suas cidades.
Os bilhetes já estão esgotados e eu já tenho o meu. Vou lá estar no meio da curva verde, que tomará conta da superior norte, do primeiro ao último minuto a cantar pelo Sporting. Do outro lado do estádio, que seja o azul a cor dominante e que também se faça ouvir com toda a força.
Quanto ao jogo, o favorito terá de ser o Porto. Por ser campeão. Pelos pontos que levou de avanço. Por estar "picado" pelo apito dourado. Por ter de ganhar para empatar com o Sporting em vitórias nos jogos entre ambos. Porque o Sporting, este ano, ganhou 2 jogos ao Porto e o Porto só ganhou 1, com aquele golo mal ajuizado pelo árbitro. E porque tem a necessidade de provar que merece ser campeão, que é melhor que o Sporting e que merece estar na Liga dos Campeões.
As finais não são para se jogar bem. São para se vencer. E o Sporting terá de lembrar a meia-final contra o Benfica e esquecer a ausência de Liedson.
Independentemente do resultado, espero que seja uma grande festa. Porque, acima de qualquer outra coisa, a final da Taça é a grande festa anual do futebol português...

Sem comentários: