sexta-feira, 16 de maio de 2008

Uma mancha na História


Luis Filipe Menezes demitiu-se, invocando não "aguentar" as críticas constantes dos seus opositores internos, entre os quais esteve sempre na primeira linha o actual candidato à liderança do partido, Pedro Passos Coelho. Contudo, na noite de ontem, estranhamente, Menezes recebeu Passos Coelho em Gaia, com um jantar e abriu as portas de sede de Gaia do Partido.
Julgo que as críticas, mesmo as internas, são legítimas e que devem ser feitas para enriquecer. Compreendo que essas críticas de Passos Coelho possam ter sido feitas nesse sentido, pelo que as aceito. Um bom líder sabe lidar com as críticas e com os críticos.
Hoje de manhã, vou ao messenger e os meus amigos perguntam-me o que se passou, para Menezes e Passos Coelho, que tanto se criticaram na liderança do primeiro, estarem agora juntos. Respondi que não sei. Porque há coisas que ultrapassam os limites da lógica e da racionalidade.
Mas ontem Luis Filipe Menezes esteve ainda mais infeliz. Porque, na qualidade de Presidente demissionário do PPD/PSD criticou de uma forma inacreditável uma candidata à liderança do Partido, que esteve nos governos do PSD em alturas muito, muito difíceis como todos sabemos.
Eu critico opções e políticas, mas ponho os interesses do partido sempre à frente. Ontem, Menezes, Presidente, disse que Ferreira Leite tinha sido a pior ministra das finanças e da educação do pós-25 de Abril. Chegou ao ponto de dizer que Patinha Antão pode ficar à frente de Ferreira Leite.
É evidente que um presidente do PSD não pode dizer aquilo. Mesmo o mais comum dos militantes perderia dignidade se dissesse o que Menezes disse...
Eu respeito todos os candidatos, porque acho que são bons. Reconheço que as sondagens são importantes e Ferreira Leite e Santana Lopes são os dois dos cinco que estão em melhor posição para derrotar Sócrates em 2009. E Menezes usou esse factor, das sondagens, para criticar Marques Mendes e chegar à liderança do PSD. Hoje, esquece-o e isso é muito, muito grave.
Porque tanto Ferreira Leite, como Santana Lopes, como Patinha Antão, como Neto da Silva e como Passos Coelho merecem, por parte de todos os militantes e dos ainda dirigentes do Partido, um enorme respeito e solidariedade.
Nós, militantes, estamos desiludidos. Ainda para mais aqueles que chegaram a defender o indefensável, como eu, aqui, quase todos os dias no blogue, porque julgámos que era o melhor para o PSD. Sentimo-nos ainda envergonhados daquilo que o ainda líder do partido disse ontem. Independentemente do sentido do nosso apoio e do nosso voto. Fomos bem enganados...
Por muito que não me identificasse com Marques Mendes, reconheço que saiu com dignidade. Luis Filipe Menezes, ontem, manchou e de que maneira, a sua própria dignidade.
Menezes parece não se ter demitido apenas da liderança do PSD. Também se demitiu de ser militante e de ajudar PSD na construção de uma vitória em 2009.Em suma, ele falhou, não aguentou e demitiu-se. E aquilo que me dá a entender é "se não consigo, vocês também não vão conseguir". Oxalá essa tese não tenha sucesso e que o PSD alcance os seus objectivos, seja qualquer for o candidato. Ou candidata. Porque a vitória do PSD é a derrota do PS e, os dois conjugados, são, cada vez mais, um objectivo nacional.
Eu só espero que os militantes percebam isso.

2 comentários:

Anónimo disse...

O Menezes, com etas declarações incendiárias, provou ser um Nero do PSD.
É pena que o PPC se tenha disponibilizado para ir para o pé dele tocar lira.

Anónimo disse...

Ainda bem queo menino voltou, agora que acabou os exames? semestre?

Menezes exagerou? Talvez! Todos nós somos irracionais no ódio. Por isso se dizia que a vingança se servia fria.

PPC disse mal de Menezes, mas aquele era apenas um militante a quem poucos davam importância; MFL várias vezes que, para ajudar na eleição de Cavaco, não se importou de estraçalhar o partido. Claro que tem muita audiência -interessa ao PS!

MFL foi lançada para continuar a sua campanha pessoal -eleição de Cavaco; perca do PSD. Entretanto os da 'élite' quando virm que ela não colava, decidiram começar a apoiar PPC.

Vamos a ver quem fica no 'poleiro'. Para muitos até perder...