quinta-feira, 8 de maio de 2008

Luto!


O futebol português bateu no fundo.
A corrupção no futebol, que afecta, pelo que tem sido noticiado, o Boavista e o Porto, pelo menos, está a ser julgada nos tribunais.
Depois do Farense e Salgueiros, Boavistas, Estrelas e tantos outros correm riscos de falência.
Há jogadores que, por não receberem salários há três meses, já nem sequer vão treinar.
Mas eu hoje vou falar do Sporting, porque o que se está a passar é absurdo e lamentável. Julgo que foi exagerada a suspensão de Derlei, na medida em que comportamentos semelhantes não tiveram a mesma consequência disciplinar. Agora, diz-se que o avançado que resta ao Sporting pode ser suspenso...depois de terem suspendido um outro e da lesão de Liedson!
Derlei trouxe a força para 5 golos e para uma goleada histórica contra o Benfica.
Agora, Djaló, que regressa após 5 meses de lesão(!) e já marcou 7(!) golos, parece amedrontar muito boa gente deste futebol. Vamos então analisar o que se passou:
Eu gosto de chamar as coisas pelos nomes, não sou racista e, portanto, estou à vontade para falar destas coisas.
Djaló é preto. Foi alvo de vários insultos e cânticos racistas no jogo da Mata Real (e em tantos outros!) e, quando marcou um golo fabuloso que deu a vitória ao Sporting, fez uma careta com o seu amigo Miguel Veloso, sem palavrões, sem ofensa a ninguém. Se houve provocação, não foi Djaló que a fez. Apenas festejou um golo, fazendo caretas com um amigo para as pessoas que o insultavam, chamando-lhe, entre outras coisas "preto da Guiné".
Aliás, as imagens provam que Djaló mandou calar os adeptos...que entoavam cânticos racistas!
Fazemos campanhas contra o racismo e a Liga ainda castiga as vítimas do racismo no desporto. É lamentável.
Respeitem o Sporting. Fomos nós que, corajosamente, chamámos a atenção nacional para o Apito Dourado.
Respeitem o Sporting. Afinal, quem é que dá os Figos, os Quaresmas, os Cristianos Ronaldos? Ou os Moutinho, os Djalós e os Velosos? Nós somos a melhor instituição desportiva portuguesa porque formamos os melhores jogadores do Mundo.
Respeitem o Sporting. Porque pagamos os impostos e, dentro das nossas limitações, pagamos aquilo que devemos. Aqui não há dívidas ao fisco nem salários em atraso.
Respeitem! Porque é mais útil o Sporting ao futebol português do que o contrário.
Nós sabemos o que se tem passado. Sabemos as histórias todas. Não é por acaso que fomos, nas competições europeias, mais longe do que qualquer outra equipa portuguesa. Perdemos contra o Manchester e o Rangers, que chegaram à final dessas competições. Não será mesmo por acaso...
Alguém ainda se lembra de quando Nuno Gomes, festejando um golo do Benfica contra o Braga, fez sinal de drogados, à frente de toda a gente aos companheiros de profissão que jogam no Braga? Ah, ok, não se lembram pois não?
O futebol não vale a pena sem a explosão de alegria e o entusiasmo do festejo de um golo.
O futebol não vale a pena sem jovens, de todas as raças.
Mas pelos vistos, há pessoas que não gostaram do golo magnífico de Djaló!
Enquanto sócio do Sporting, faço parte de um clube diferente. Luto pela formação de atletas. Luto pela excelência. Luto contra a corrupção. Luto pelo ecletismo. Luto pela identidade de um clube centenário. Luto pela verdade desportiva. E luto por tantas outras coisas...
O futebol português está a morrer.
Luto!

4 comentários:

Anónimo disse...

"...aqui não dividas ao fisco, nem salários em atraso..."

segundo as palavras do sindicato dos jogadores não é bem assim,...alegadamenre...

Anónimo disse...

e se o futebol acabar em Portugal?
aliiiivio! digo eu!
que se enterre este estupidez!

Anónimo disse...

Anonimo: deixo aqui o link:
http://www.record.pt/noticia.asp?id=786003&idCanal=24

O Sporting nao tem salarios em atraso. Alegadamente parece que nao tinhas razao!

Anónimo disse...

Esqueces-te que existe um grupo de apoio ao Sporting de extrema direita e que fazem bem pior aos jogadores e adeptos pretos das outras equipas.No entanto esstou de acordo contigo no que diz respeito ao castigo do Djaló apesar de ser benfiquista