quinta-feira, 24 de julho de 2008

Aceitam-se apostas...



Com algumas dúvidas, já que não se sabe se o Sporting consegue manter Moutinho, nem se o Porto convence o Inter a levar Quaresma, além dos três reforços desejados por Quique Flores e do avançado aguardado no Dragão, já se podem fazem os primeiros esboços das possíveis equipas dos três grandes.

Benfica:
Quim, Léo, Nélson?, David Luiz e Luisão; Petit, Katsouranis?, Aimar, Balboa, Di Maria e Cardozo.
Note-se que para o flanco esquerdo há Sepsi e Jorge Ribeiro entra na corrida para a lateral esquerda da equipa. A concorrência a Cardozo será feita por Nuno Gomes, Makukula e/ou outro avançado que o Benfica quer. Fala-se, agora, das possíveis contratações de Sidnei, Maniche, Belleti, Drenthe e Luis Garcia.
O Benfica parece ter um plantel mais forte e com uma maior experiência. A chegada dos reforços determinará onde é que a equipa pode chegar. Contudo, estando, no meu entender, bem mais forte do que no ano anterior, o Benfica terá de ser mesmo candidato.

Porto:
Helton, Fucile, Benitez, Rolando e Bruno Alves, Costa, Lucho, Meireles, Rodriguez, Tarik e Lisandro.
Além de ter mantido a essência da equipa que esmagou a concorrência no campeonato passado, o Porto foi buscar um dos mais promissores centrais portugueses, dois jovens talentos sul-americanos e, claro, o melhor jogador do Benfica. Falta um avançado.
Desengane-se quem pensa que o Porto estará menos forte no próximo ano.

Sporting:
Patrício, Abel, Grimi, Caneira e Polga; Moutinho, Veloso, Rochemback e Izmailov, Djaló e Postiga.
Torna-se importante referir que as alternativas para guarda-redes deixam qualquer sportinguista inseguro, além de que Abel já não tem a pedalada de outros tempos. Sem pedalada continuam Pedro Silva e Ronny, alternativas nas laterais. Alternativas também não existem nos lugares de Moutinho, Veloso e Rochemback, porque apenas Romagnoli poderá jogar a 10, não se compreendendo o desperdício de pôr Vukcevic a jogar longe da área adversária. Para o meio-campo, além destes, só há Adrien e Pereirinha. Na frente de ataque, certeza há só uma e é que o melhor de todos os avançados do Sporting falhará os primeiros, e decisivos, jogos. Teremos de esperar ainda mais garra de Derlei, ainda mais fé de Postiga, ainda mais motivação de Yannick. O que nos resta, a partir daí, é fazer figas pela pequena probabilidade de Tiui voltar a ser um herói improvável.
Penso que o onze alternativo ao losango deveria ser o 4.3.3., como o do Porto no ano passado. Assim, Moutinho e Rochemback jogariam à frente de Veloso, com Postiga, ou Derlei, no meio de Vukcevic e Djaló, na frente de ataque.
O plantel parece demasiado curto, não deixando espaço para lesões nem castigos, porque as segundas escolhas são, quase todas, péssimas. Paulo Bento insiste no 4.4.2. ou no losango e Soares Franco diz-nos que não virão mais reforços. No primeiro teste, que não vale nada, o Sporting fez uma exibição igual às piores do ano passado. Foi desastroso. Fico à espera que Paulo Bento perceba o que, para mim, é claro como água e mude, finalmente a táctica. E/ou que Soares Franco perceba que, para se ser campeão, não chega ter um plantel melhor que o do ano anterior, que fez uma época péssima, no campeonato. Para ser campeão é preciso ser melhor que os adversários. E, para tal, importa ter um plantel mais competitivo e que ofereça uma maior e melhor escolha ao treinador.

E já agora,

O Vitória de Guimarães, que ficou à frente do Benfica no ano passado, perdeu algumas das suas principais figuras e parece não se ter reforçado da maneira expectável para uma equipa que ainda ambiciona chegar à Liga dos Campeões. Penso que o Vitória ficaria a ganhar se fosse buscar o Purovic ao Sporting, por empréstimo, e o Stojkovic, da mesma maneira. São dois jogadores com potencial, sobretudo o primeiro, que encaixaria perfeitamente no lugar do Mrdakovic. É que, parecendo que não, sairam os melhores jogadores de cada sector. Mrdakovic saiu do ataque, Ghilas do meio campo e Geromel da defesa.
Com as saídas das estrelas, o sucesso do Vitória dependerá dos reforços que vierem e da relevância que os já contratados assumirem, além de Cajuda, que parece destinado a ser bem sucedido, surpreendendo sempre quase tudo. E quase todos...

Para o Braga voltou o guarda-redes revelação do ano passado, Eduardo. Foi também buscar jogadores como o Alan, ou o Moisés, o Paulo César ou o Luis Aguiar. Juntando-os a Frechaut, João Pereira, Paulo Jorge, Jorginho, Madrid, Stélvio, Wender e Linz. Com um plantel destes e treinados por Jorge Jesus, o Braga terá de ser uma equipa a ter em conta e será provável que entre, pelo menos, na corrida pelo segundo lugar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu ate compreendo as tuas analises, mas o que tu querias era ver o Sporting a jogar um futebol fabuloso e ultra-ofensivo, e isso simplesmente nao vai acontecer. O Paulo Bento privilegia essencialmente a solidez defensiva e a verdade e que isso tem dado frutos.
Por outro lado, o Benfica volta a ter as mesmas euforias de outros defesos. Com tantos jogadores novos, isto vai acabar outra vez... em tragedia.
O Porto tem contra si o facto de finalmente nao ter arbitragens escandalosas a oferecerem-lhe pontos em jogos determinantes.

Por isto tudo, escreve ai num papelinho e cola isto no monitor do teu computador.
1- Sporting 77 pontos
2- Porto 73 pontos
3- Benfica 68 pontos
4- Braga 60 pontos

Sporting chega aos 1/8 de final da Champions e e eliminado.
Porto passa aos 1/4 mas e eliminado pelo Inter de Mourinho.
Benfica vai ate as 1/2 finais da Taca UEFA mas cai nos penaltis.
Guimaraes nao passa a pre da Champions e chega com muito sacrificio a fase de grupos da UEFA, onde e eliminado sem remissao.

António Lopes da Costa disse...

Gostava muito de saber qual é a solidez defensiva do Sporting depois dos jogos fora no ano passado (não me esqueço dos 3 de Braga, dos 4 de Leiria,...) e do primeiro jogo deste ano em que levámos 3 de uma equipa acessível.