terça-feira, 15 de julho de 2008

Persona non grata


O que fez e disse já há algum tempo Queirós sobre o Sporting é, a todos os níveis, inaceitável.
Sempre tomei Queirós como um homem ambicioso, sensato, trabalhador e sportinguista. Mas o que fez na época passada em relação ao clube que possibilitou ao Manchester United ser, hoje, a melhor equipa do Mundo, por causa de um talento que fizemos crescer chamado Cristiano Ronaldo, merece a minha total reprovação. Soares Franco teve e continua a ter o meio apoio nesta questão.
Um sportinguista não pode estar do lado de Queirós, porque o que ele fez foi aproveitar-se do trabalho e da boa-fé de vários dos nossos homens e aliciar jovens promissores, podendo, com essa atitude, estragar o sucesso, que se antevê, na carreira desses atletas.

Em relação à sua ida para a selecção, eu não daria o meu voto favorável. Queirós pode ter feito um bom trabalho, há 20 anos, mas quando teve as suas grandes oportunidades, vacilou. Foi assim, por exemplo, quando assumiu o comando do Real Madrid. E no Sporting apenas venceu a Taça de Portugal, não conseguindo ser campeão num plantel com Figos e Balakovs. Era ele, salvo lapso de memória, o treinador da humilhação que levámos do Benfica, naquele 6-3 de João Pinto e do Benfica em Alvalade. Com a sua idade, poderia ser melhor do que um mero adjunto do treinador de um clube, mesmo que esse clube seja de top mundial.
À frente de Queirós, mais bem posicionados para prosseguir os êxitos de Scolari estariam Zico ou Manuel José, que arrecadou duas Ligas dos Campeões nos últimos três anos no continente africano. Duvido que Queirós consiga fazer qualquer coisa na selecção e julgo mesmo ser absurdo que o seu contrato apenas termine em 2012.

Quanto a uma notícia avançada hoje por um jornal de que Queirós teria recomendado a Alex Ferguson que este contratasse Paulo Bento, treinador do Sporting, para seu adjunto, penso que ultrapassou todos os limites éticos. Vou acreditar nessa notícia até que Queirós a desminta peremptoriamente.

Além disso, ninguém se esquece que Queirós esteve perto de assinar como treinador do Benfica e poderia estar no lugar que é agora de Quique Flores. Pelo menos, essa era a vontade de Rui Costa e Luis Filipe Vieira. Era a segunda escolha.

Queirós, com tudo isto, faltou ao respeito ao Sporting, que sempre lhe deu a mão. E por isso é, e será, sempre, para os sportinguistas, uma persona non grata.

5 comentários:

Anónimo disse...

1. vou ter que te corrigir num unico aspecto: o carlos queiroz no real madrid provou e muito o seu valor. bateu se ate ao fim na liga, foi as meias da champions. podes me dizer que isso num clube como o real madrid é falhar, mas agora recordo te o meio campo defensivo que lhe puseram a disposição: guti e david beckham.
pois bem, o queiroz no real nao fez mais porque lhe fizeram a folha, ele pediu trincos para equilibrar a equipa e foi lhe dito que o que tinha chegava perfeitamente. ja dizia o outro: "nao se fazem omeletes sem ovos". Muito ja fez ele e n pude ficar calado perante essa injustiça que afirmaste, de resto concordo com tudo.

piada tem que quando queiroz foi embora o real foi buscar o que ele tinha pedido: pablo garcia e tomas gravesen.


2. o que disseste de manuel jose e zio so pode ser uma piada de mau gosto. ganhar uma champions em africa ate eu e tu ganhavamos. basta ter uma equipa organizada e ponto final. num mundo em que tudo é uma bandalheira (so agora se começa a desenvolver em termos futebolosticos, mas quando manuel jose chegou este tudo um nojo) basta marcar a diferença em termos de organizaçao minima. a meu ver isso nao chega para a nossa selecçao. zico nao traria nada de novo em relaçao a scolari, nao passaria a haver o rigor tactico que nos fez falhar nos momentos chave com felipao, e manuel jose nao fez melhor no benfica que o queiroz no sporting.

Anónimo disse...

Ate que enfim uma analise racional e objectiva.
Tenho-me fartado de procurar, mas enquanto treinador principal de equipas seniores de futebol, Carlos Queiroz ganhou uma Taca de Portugal com o Sporting e uma Supertaca Espanhola com o Real Madrid. E e so. Nao encontrei mais nada!

Pelo caminho, ficaram os infames 3-6 (sim, era ele. Sim, foi ele quem tirou o Paulo Torres pelo Pacheco e abriu o corredor esquerdo, com o resultado apenas em 2-3). E os 0-4 em Viena contra o Rapid (depois de ter afirmado "temos comido muito queijo para esquecer o Casino"). E um 2o lugar e dois 3o lugares em 2 epocas e meia. E as pessoas ainda criticam o Paulo Bento, que ganhou em 2 anos e meio de carreira mais trofeus que Carlos Queiroz!

Acho ridiculo que Madail tenha feito sempre contratos de 2 anos com Scolari e anteriores tecnicos, sujeitando-os a humilhacao de irem a uma fase final sem saberem o que lhes reservaria o seu futuro profissional. Acho ridiculo que Scolari tenha sido obrigado a negociar com o Chelsea porque antes de comecar a fase final nao havia sequer um acordo para continuar e agora Queiroz tenha um contrato de 4 anos.

Mas continuo a torcer pelo "clube da Federacao" enquanto emigrante saudosista. Embora esteja muito curioso em relacao ao futuro porque se Queiroz nao chegar pelo menos aos 1/4 de final do Mundial 2010 sempre quero ver o que dirao os Ruis Santos desse pais? Isto assumindo que conseguimos a qualificacao, porque estao la a Suecia e a Dinamarca e so o primeiro classificado tem apuramento garantido...

Parabens pelo blog!

Petinga

Anónimo disse...

"o carlos queiroz no real madrid provou e muito o seu valor. bateu se ate ao fim na liga, foi as meias da champions. podes me dizer que isso num clube como o real madrid é falhar, mas agora recordo te o meio campo defensivo que lhe puseram a disposição: guti e david beckham"

Quando um treinador com alguma experiencia aceita um desafio num grande clube, esta a assumir um risco. E tem que saber precaver-se para depois nao precisar de apontar desculpas. Aquilo de que falas sao 'vitorias morais', e posso citar-te exemplos desse tipo de vitorias para muitos outros treinadores portugueses e estrangeiros.
Nao estou a dizer que seja mentira: mas nao acho que seja atenuante. No final, o que conta sao os resultados e e por eles que um treinador deve ser julgado. Na decada de 2000, a epoca em que Carlos Queiroz foi o treinador principal do Real Madrid foi a pior do clube (4o lugar na liga e a dita Supertaca Espanhola). E nao estamos a falar de um clube qualquer. E muito bonito ir treinar um colosso do futebol europeu, mas se as pessoas medissem melhor a sua ganancia em vez de irem a procura do maximo de mediatismo (e isto aplica-se tb a um tal de Cristiano Ronaldo) se calhar salvaguardavam melhor a sua carreira. Mas como para o Madail isso nao conta nada...

"ganhar uma champions em africa ate eu e tu ganhavamos."

Deves ser daqueles fanaticos de Football Manager que acha que ser
treinador e tao simples como dar meia-duzia de cliques... Se e assim, porque e que as outras DUZIAS de treinadores portugueses em Africa e na Asia tambem nao ganham Ligas dos Campeoes?
Concordo que Manuel Jose nao fez melhor no Benfica que o Queiroz no Sporting, mas nao teve nem de longe nem de perto um plantel tao rico (e no Sporting fez o melhor campeonato do clube entre 1982 e 1995 quando ficou em 3o lugar a 3 pontos do 1o, no ano de um tal 7-1...). E pelo menos ja ganhou trofeus, nao e como o Queiroz que passa a vida a encontrar desculpas e polemicas.

Tambem nao acho que o Zico fosse melhor opcao. Agora o que nao acho de certeza e que o Queiroz fosse assim a "solucao maravilhosa" que vai salvar o clube da Federacao. E infelizmente tenho um palpite de que o futuro me podera vir a dar razao.

Petinga

João Faria disse...

Concordo em absoluto.

Carlos Queiroz não foi, de todo, a escolha mais acertada. Para além de ganhar muito, não tem carisma para ser seleccionador ou treinador principal de qualquer equipa. É um excelente formador, mas mesmo neste aspecto é inferior a um treinador que se encontra desempregado, o argentino José Pekerman.

O nome que mais me agradava para o projecto da selecção seria Paul Le Guen. Apesar das más épocas que teve no Paris SG, temos que ter em conta que na desorganização estrutural e financeira em que este clube vivia, era impossível fazer melhor.

No Lyon, provou toda a sua valia ao lançar as bases de um Lyon Europeu. Tornou conhecidos jogadores como Sonny Anderson, Juninho Pernambucano, Mammadhou Diarra, Essien, François Clerc, Gregory Coupet, Eric Abidal, entre outros.

Era um treinador deste género que precisávamos. Que,para além de taticamente fantástico, soubesse incutir motivação nos jogadores do mesmo modo que Scolari fazia(a única grande qualidade,na minha opinião).

No restante concordo contigo. Queiroz é um treinador feito pela imprensa, e o resto da sua carreira encarregar-se-á de o provar.

Anónimo disse...

mas és algum porta voz dos sportinguistas?!" Carlos Queirós será sempre uma personna non grata para os sportinguistas"..Fala por ti, a tua opinião não representa de certeza a de todos os sportinguistas..gostava que mostrasses mais humildade nestes artigos