quarta-feira, 23 de julho de 2008

Grandes mulheres: Solange


Há mulheres grandes, mas também há as grandes mulheres. Algumas dessas grandes mulheres ficarão na memória de todos, pelas causas pelas quais se bateram e pela coragem que tiveram quando tomaram decisões ou tornaram públicas algumas coisas.
A Solange, para quem não conhece, era a apresentadora do Curto Circuito, um programa de SIC Radical. Despediu-se hoje do seu público, que a via através desse canal, num adeus que fez com que as lágrimas caíssem.
Além de ter sido apresentadora de um programa, com relativamente pouca audiência, Solange é uma Grande Mulher, por ter dito publicamente que é lésbica.
Eu não tenho nada contra homossexuais, mas tenho algumas dúvidas nas pretensões de muitos deles. Contudo, uma pessoa não pode viver na sombra, não pode deixar de amar e de ser feliz. Na sociedade deve imperar, como a própria disse, o respeito, a tolerância e a compreensão. E é assim que eu olho para os homossexuais.
Creio que a Solange tem razão quando critica, ainda que indirectamente, o espalhafato de alguns gays, nomeadamente naquelas marchas carnavalescas que fazem. Contudo, devemos encarar tudo de forma descomplexada e sem tabús, porque, isso sim, é o normal.
Penso, também, que não é normal ser gay. Mas o facto de não ser normal não quer dizer que tenhamos de condenar. O que se pode dizer é que um gay pode ser um gay normal, ou seja, viver a sua vida e a sua felicidade, não escondendo o sentimento pela pessoa amada, mas sem um espírito apalhaçado e "eufórico", isso sim pouco normal, como aquelas marchas gays ou os cartazes de um determinado partido político português.
Independentemente das preferências sexuais e do debate, que defendo que seja feito de forma séria mas também prudente e tolerante, a Solange é linda. É uma grande mulher.
A apresentadora, já trintona, saiu do CC, da SIC Radical, por onde já passaram Rui Unas, Fernando Alvim, Bruno Nogueira, a própria Rita Andrade e tantos outros. Mas espero que volte, em Setembro, num programa para maior audiência, porque é isso que a Solange merece. Serei seu tele-espectador.
Espero que não seja uma despedida, mas um até já. De todo o modo, a Solange é inesquecível.
Desejo-lhe toda a felicidade.

Sem comentários: